A linhaça vem conquistando muitos adeptos nos últimos anos, pois além de ajudar a perder peso, ela traz inúmeros benefícios à saúde.
A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que “a linhaça é considerada um alimento funcional, pois pode diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do envelhecimento celular. A semente moída é mais fácil de ser digerida do que a semente inteira que possui uma "casca" mais dura que pode passar pelo sistema digestivo intacta. Dessa forma, a semente pode ser triturada no liquidificador ou processador”.
A linhaça é rica em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (colesterol ruim) e a manter a saúde do coração em dia. No entanto, além desses benefícios, esse alimento é uma das principais fontes de lignina, que é a substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Diante de tantos benefícios para a saúde, é importante saber ao certo como se deve consumir o alimento. Caso queira ingerir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la, mas apenas o que for utilizar no momento, pois ao longo do tempo ela perde os nutrientes. Ela deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar. Quanto ao sabor forte da semente, saiba que o azeite de oliva ajuda a amenizá-lo.
Para que a linhaça faça efeito no organismo é importante consumi-la diariamente, entre uma a duas colheres de sopa por dia. Ingerir o alimento de forma exagerada pode interferir no processo de absorção de nutrientes.
Veja a composição nutricional de 15 g (1 colher de sopa) da Semente de Linhaça:
Valor calórico ------ 43 calorias
Carboidratos ------ 1 grama
Proteínas ------ 2 gramas
Gorduras Totais ------ 3 gramas
Gorduras Saturadas ------ 0 grama
Gorduras Trans ------ 0 grama
Fibra alimentar ------ 3 gramas
Ômega 3 ------ 58%
Ômega 6 ------ 16 %
Sódio ------ 7,8 miligramas
Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação
0 comentários:
Postar um comentário