sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cientistas desenvolvem tratamento da doença que causa cegueira


Na Inglaterra, cientistas desenvolveram um tratamento contra a causa mais comum de cegueira, a DMRI (degeneração macular relacionada à idade) a partir do uso de células-tronco. O tratamento é resultado de pesquisas dos cientistas de duas instituições de ensino, a University College London (UCL) e do Hospital Moorfields de Londres.

O tratamento consiste em substituir a camada de células oculares que sofreram um processo degenerativo por causa da idade por células novas obtidas a partir da manipulação de células-tronco embrionárias.

“A degeneração macular relacionada à idade é responsável por perda visual grave, é uma condição frequentemente relacionada ao envelhecimento e é a principal causa de cegueira em pacientes com mais de 50 anos, de causa desconhecida, na qual ocorre crescimento anormal dos vasos sanguíneos sob a retina especificamente sob o tecido da coroide”, explica a farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.

O tabagismo, a idade avançada, antecedentes familiares, o alto nível de colesterol no sangue e a hipertensão arterial são os fatores que mais causam degeneração macular relacionada à idade, um problema que afeta 30 milhões de pessoas em todo o planeta. A DMRI é uma doença ocular causada por degeneração, danos ou deterioração da mácula, uma camada amarelada de tecido delicado à exposição da luz que se encontra no centro da retina e que proporciona acuidade visual que permite ao olho visualizar detalhes.

Os cientistas esperam fazer os primeiros testes a partir de 2011, assim que obtiverem autorização das autoridades médicas do Reino Unido. Se aprovado, o procedimento deve começar a ser aplicado em 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios