quinta-feira, 7 de maio de 2009
Pesquisa revela que rir é ótimo remédio para diabéticos
Pesquisadores norte-americanos da Universidade Loma Linda, descobriram que dar boas gargalhadas, pode ajudar muito a reduzir o risco de complicações cardiovasculares em pacientes diabéticos.
No estudo, foi acompanhada a rotina de 20 pacientes com diabetes, hipertensão, e ainda apresentavam altas taxas de colesterol no sangue. Em todos os casos, as pessoas tomavam remédios regularmente para controlar esses problemas.
A partir daí, os estudiosos dividiram os pacientes em dois grupos, sendo que o primeiro permaneceu com o tratamento antigo, a base de medicamentos, e o segundo, além da medicação, passaram a assistir vídeos de comédia durante 30 minutos, diariamente.
Completado um ano de pesquisa, o grupo de voluntários com o tratamento das risadas, apresentou menores taxas de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina, por exemplo. Além disso, os níveis do bom colesterol (HDL) cresceram 26%, enquanto que no outro grupo o aumento foi de apenas 3%. Outro fator favorecido pelas gargalhadas foi com relação à proteína C-reativa, substância responsável em marcar o risco de problemas cardiovasculares, que diminuiu 66%, enquanto que no segundo grupo, a queda foi de 26%.
Para os pesquisadores, esses resultados indicam que rir pode ser sim, um bom complemento terapêutico, capaz de ajudar a prevenir complicações.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário