quarta-feira, 25 de março de 2009

Cliente satisfeito é sinônimo de empresas bem sucedidas


Quem nunca se irritou com os demorados atendimentos de call center? Ou ainda com filas enormes tendo poucos atendentes no balcão? Quem nunca se aborreceu com a demora na entrega dos produtos? Enfim, situações como essas acontecem todos os dias, mas não deveriam, já que perder um cliente não é nada interessante.

O sucesso de qualquer empresa, independente da área de atuação, depende da mesma coisa: a satisfação dos seus clientes. Este assunto termina sendo um pouco batido, mas muitas companhias acabam se esquecendo deste importante detalhe.

Aquela velha máxima de que “o cliente tem sempre razão” nunca foi tão atual. É o cliente quem paga o salário, é ele quem traz o crescimento e a rentabilidade.

Clientes satisfeitos são mais fiéis à marca, com alto índice de retorno para fazer novos negócios. Dessa forma a empresa consegue um percentual de fechamento superior aos seus concorrentes. Além disso, o cliente indica a companhia e a torna referência, suas opiniões são mais consideradas do que toda a propaganda paga, é a chamada propaganda boca a boca, mais eficiente e sem nenhum custo.

A felicidade do cliente não depende apenas do atendimento recebido na empresa, mas também da qualidade do produto e do compromisso da empresa em entregar o prometido no prazo.

Estudiosos afirmam que é dez vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente antigo, e empresas que mantêm clientes satisfeitos continuam crescendo mesmo em tempos de crise. Portanto, lembre-se: o cliente vem sempre em primeiro lugar!

Fonte: Portal Educação

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