segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pessoas Vegetarianas estão mais propensas a terem Problemas Alimentares


Um estudo publicado na edição de abril do Journal of the American Dietetic Association mostra que uma dieta vegetariana pode encobrir transtornos alimentares.

Esse modo de se alimentar é, muitas vezes, associado a um estilo de vida mais saudável. Os pesquisadores da Universidade de Saint John, nos Estados Unidos, fizeram um estudo analisando mais de 2,5 mil jovens com idades entre 15 e 23 anos de idade. Com isso puderam observar que os vegetarianos ingerem mais frutas e verduras e menos gorduras. Além disso, têm menos chances de ficarem acima do peso.

No entanto, por outro lado, esses jovens estão mais propensos a terem problemas alimentares, pois 18% deles afirmaram já terem comido fora de controle. Entre os que comem carne esse número cai para 5%. Entre os ex-vegetarianos, 27% admitiram já terem usado táticas extremas para perder peso, contra 15% dos não-vegetarianos.

Para os autores da pesquisa, esses resultados mostram que ao mesmo tempo em que os hábitos alimentares de um vegetariano podem ser saudáveis, podem também esconder uma tentativa excessiva para a perda de peso. Os pais deveriam estar atentos ao que leva os filhos a aderirem a esse tipo de comportamento alimentar.

Caso o motivo que os levam a fazer isso seja a perda de peso, é aconselhável que os pais conversem com seus filhos para esclarecer que essa pode não ser a melhor opção para ficar de bem com a balança.

Para a nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, “os prós e contras do estilo alimentar dos vegetarianos ainda são bastante discutidos. Os pontos que merecem atenção estão relacionados aos nutrientes fornecidos pelos alimentos que eles restringem. O acompanhamento com médico e nutricionista é fundamental para que a dieta vegetariana não cause problemas à saúde”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios