sábado, 6 de fevereiro de 2010

Educação - Alunos voltam às aulas e encontram novidades no calendário escolar


Aproximadamente 1,4 milhão de alunos e 62 mil professores voltam às aulas nas 2.136 escolas da rede pública estadual nesta segunda feira (8). Conscientizar e estimular a participação dos pais para que acompanhem o desempenho escolar dos estudantes está entre as principais recomendações da Secretaria de Estado da Educação para o ano letivo de 2010.

“É preciso que os pais participem da vida escolar de seus filhos desde o começo do ano. Eles devem procurar a escola para, juntos, enfrentar o mais cedo possível as eventuais dificuldades que o estudante apresente”, recomenda a secretária estadual da Educação Yvelise Arco-Verde.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), seguindo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aumentou o período das férias de inverno como forma de prevenção do vírus da Influenza A H1N1 (Gripe A). O calendário prevê recesso de 19 de julho a 15 de agosto.

A secretaria da Educação Yvelise Arco-Verde reafirma a educação como prioridade deste governo e ressalta o papel fundamental da escola na vida das crianças e adolescentes. “O ambiente escolar deve proporcionar aprendizado com qualidade com o objetivo de promover acesso e permanência do estudante e formar cidadãos conscientes e críticos”.

Ela destaca ainda a importância da participação de professores, pedagogos e funcionários na semana pedagógica, que aconteceu de quarta (3) a sexta-feira (5). “Foram três dias dedicados à avaliação e planejamento das ações da Seed, além da organização das atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo”.

As 28 mil salas de aula da rede estadual estão informatizadas e equipadas com aparelhos de TV Multimídia para receber professores e alunos. As TV´s e os computadores, juntamente com os livros didáticos são materiais que auxiliam o ensino-aprendizagem nas salas de aula. Os alunos têm também a oportunidade de participar do Viva Escola, do Fera Com Ciência e dos Jogos Colegiais.O Programa Viva a Escola possibilita a expansão de atividades pedagógicas como complementação curricular. O Fera Com Ciência inclui atividades esportivas e culturais ao currículo dos alunos e os Jogos colegiais – considerado o maior evento esportivo da América Latina – contribui para a qualidade de vida e promove a inclusão social.

A Secretaria da Educação coloca à disposição da comunidade o telefone

0800 – 416322 para orientações e dúvidas sobre o início do ano letivo nas escolas estaduais.


Fonte: diaadiaeducacao.pr.gov.br
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios