quinta-feira, 9 de julho de 2009

Transtorno do Déficit de Atenção


O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é freqüente tanto em crianças e adolescentes como em adultos, e é um problema de saúde mental. Seu quadro sintomático pode ser dividido em três áreas, a atenção, o controle dos impulsos e a atividade motora.

Nas crianças o sintoma mais evidente é o comportamental. Mau desempenho escolar, repetências, expulsões e suspensões escolares, relações complicadas com familiares e colegas, desenvolvimento de depressão, baixa auto-estima, ansiedade são alguns dos prejuízos evidentes no funcionamento escolar e social das crianças e adolescentes com TDAH.

A característica fundamental do déficit de atenção é a falta de constância em atividades que exigem atenção. A desatenção, a hiperatividade e a impulsividade são seus aspectos essenciais. O que evidencia a desatenção é a dificuldade de se ligar em detalhes, errar por descuido em atividades escolares, não manter a atenção em jogos e brincadeiras.

Correr, escalar, falar em excesso e em situações inapropriadas, balançar mãos e pés continuamente são características da hiperatividade. A característica da impulsividade são as respostas dadas antes que a pergunta seja completada e dificuldade de esperar a vez, interrompendo a atividade do outro.

Fonte: Brasil Escola

Tique ou Toc?


Existem alguns distúrbios que são constantemente confundidos, pois apresentam particularidades e indicam diferentes doenças. Tiques nervosos, por exemplo, são caracterizados por movimentos súbitos, involuntários, que se manifestam por contrações repetitivas e rápidas dos músculos ou vocalizações recorrentes, involuntárias, complexas e rápidas, podendo até se manifestar pelo disparo de palavras obscenas fora do contexto. Felizmente, os tiques e o Toc (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) não afetam as condições físicas da pessoa e o seu raciocínio, porém podem influenciar na auto-estima dos indivíduos levando-os ao isolamento.

Os tiques nervosos são provocados por falhas cerebrais adquiridas de forma hereditária que podem sofrer influência do estado emocional da pessoa. Existem casos em que os tiques passam a ficar mais evidentes e a ocorrer em diferentes partes do corpo, o que é característica da Síndrome de Tourette, a forma mais grave dos tiques nervosos.

Em diferença aos tiques nervosos ocorre o Toc que é um transtorno mental caracterizado por alterações no comportamento, no pensamento e nas emoções de um indivíduo que resulta em obsessões diversas como obsessão por limpeza, dúvidas, repetições de palavras, repetições de cores de roupa, preocupações com o corpo em excesso, contagens em geral e outras.

Ambos os distúrbios podem ser tratados, porém o tratamento para os tiques nervosos são limitados, somente é prescrito um medicamento se houver sofrimento por parte do indivíduo. Para o Toc existem diferentes medicamentos que auxiliam o indivíduo e esses são prescritos de acordo com a necessidade de cada um.

Fonte: Brasil Escola

Aspectos psicológicos da gravidez


Quando a mulher pensa em engravidar é importante que ela programe e escolha o momento para receber o novo membro da família.

É essencial que os pais estejam unidos como casal, para receberem emocionalmente a criança.

Quando a gravidez é confirmada a mulher pode vivenciar muitos sentimentos, como alegria, apreensão, medo; é comum experimentar também, além das mudanças hormonais, a rejeição, o que por sua vez pode piorar os sintomas de náuseas e vômitos diante de tal conflito.

A presença do pai é de suma importância favorecendo a mulher nesse período sensível.

Este é um momento que propicia mudanças, reflexões e as reações que cada mulher apresenta durante o período gestacional varia muito e depende do momento que ela está atravessando.

É muito importante que esteja bem consigo mesma, que cuide do seu corpo e mente, receba apoio dos familiares e amigos, pois seu estado emocional influencia, diretamente, o bebê.

Fonte: www.brasilescola.com

Vigorexia


A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas como forma de obter o corpo magro e musculoso. Tal transtorno acomete principalmente homens, mas também pode ocorrer em mulheres.

O abuso de atividades físicas pode acarretar em muitos problemas físicos, como lesões musculares, insônia, desinteresse sexual, irritação, fraqueza, má alimentação, entre outros. Apesar de tais prejuízos orgânicos, os vigoréxicos também podem apresentar outros sinais como: sentimento de inferioridade, desmotivação, depressão e outros.

Considerada como um Transtorno Obsessivo Compulsivo, a vigorexia é vista em homens que mesmo estando com muita massa muscular se vêem fracos, magros e esqueléticos. Buscam eliminar completamente alimentos que contenham gorduras e consomem exageradamente proteínas.

A situação de um vigoréxico pode se agravar se buscar em anabolizantes o aumento da massa corpórea, pois esses podem provocar problemas cardiovasculares, câncer de próstata, diminuição dos testículos, etc.

A vigorexia é bastante comparada com a anorexia, pois ambos os transtornos são estimulados pela busca incessante do corpo perfeito que é pregado constantemente pela mídia e sociedade. Somente as magras e os musculosos aos olhos discriminatórios são “bonitos”. Como cada pessoa possui características físicas próprias e sua personalidade própria, não é relevante a idéia de que magreza e músculos são padrões de beleza. Existem pessoas que gostam das gordinhas e dos magrinhos, o que deveria contribuir para a diminuição da “paranóia”.

Ao identificar um vigoréxico, o psiquiatra ou psicólogo pode aplicar medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.

Fonte: Brasil Escola

Estresse no trabalho e problemas financeiros podem acarretar ganho de peso


O ganho de peso muitas vezes não está ligado diretamente aos excessos alimentares. O estresse no trabalho, relações sociais tensas e a preocupação excessiva com dívidas podem contribuir para o aumento de peso, assim afirmam os especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA. “A economia está estressando as pessoas e o estresse tem sido associado a diversas doenças – como doença cardíaca, pressão alta e aumento do risco de câncer”, destacam os autores.

A análise foi feita com mais de 1,3 mil pessoas, e indicou que o estresse relacionado às demandas no trabalho e a dificuldade de pagar as contas estaria associado ao ganho de peso em homens e mulheres. Diferenças entre homens e mulheres também foram observadas: o ganho de peso dos homens estava aliado à falta de autoridade para tomar decisões no trabalho e a ausência de aprendizado e de interesse no serviço; e, nas mulheres, um efeito também das tensões nas relações familiares.

Segundo os especialistas, o ganho de peso introduzido pelo estresse depende também da alimentação e se a pessoa já apresentava sobrepeso ou obesidade. Sendo assim, eles recomendam, como estratégia para combater a obesidade, intervenções que ajudem a reduzir o estresse e a ansiedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Peeling: conheça o tratamento que elimina rugas e manchas


O fotoenvelhecimento, acne, manchas e alterações na superfície da pele são alguns problemas estéticos que incomodam. No entanto, já existem tratamentos para eliminá-los, e um deles consiste em um procedimento feito com ácido retinoico, que é considerado um dos produtos mais eficazes para se obter o efeito de “rejuvenescimento cutâneo”.

Estudos clínicos comprovam os efeitos, observando as alterações da estrutura da pele após a utilização do produto. Clinicamente, estas alterações manifestam-se por uma melhora da textura, do brilho e da aparência da pele, com a diminuição das manchas e atenuação das rugas finas.

Peelings seriados:

A aplicação seriada do ácido retinoico em concentrações elevadas, com intervalos que variam de 7 a 15 dias, promove um peeling uniforme que acelera o processo de renovação da pele e estimula a produção e reorganização do colágeno.

Esta técnica apresenta algumas vantagens, dentre as quais se destacam: a ausência de queimação e o não comprometimento da rotina diária da pessoa, uma vez que a descamação resultante é discreta e não impede o convívio social. No entanto, para se obter um melhor resultado são necessárias pelo menos cinco sessões de peeling. Após cada aplicação, a medicação deve permanecer na pele durante 6 a 8 horas, quando então pode ser retirada por meio de lavagem com água e sabonete apropriado à pele.

“Antes de começar um tratamento vale ressaltar a importância da avaliação feita por um profissional médico dermatologista. Antes e depois do procedimento, o uso do filtro solar deve ser empregado de acordo com o biotipo cutâneo e reaplicado de três em três horas”, explica a tutora do Portal Educação, Caroline Amarante Ueno.

O preparo e os resultados:

Antes do início dos peelings, a pele deve ser preparada para receber melhor o tratamento, utilizando, em casa, formulação que contenha ácido retinoico e agentes clareadores, durante 15 a 30 dias. Esta medicação deve ser mantida durante todo o tratamento. Além disso, antes de sair de casa durante o dia é indispensável o uso de um protetor solar, pois com o tratamento a pele fica mais sensível ainda à radiação solar.

Um dia após ter feito o peeling a pele pode ficar levemente rosada; dois dias depois começa uma fina descamação da cor, que dura de 3 a 5 dias. Os resultados começam a ser percebidos logo após o primeiro peeling, com a sensação de melhora da textura da pele, que fica mais lisa. Com a continuação do tratamento, aprimoram também as manchas e rugas finas.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

terça-feira, 7 de julho de 2009

Michael Jackson - Corpo de Michael Jackson será levado para cerimônia no Staples Center


RIO - Ao contrário do que vinha sendo divulgado, o corpo de Michael Jackson será levado para a cerimônia pública que acontece às 10h desta terça-feira (14h em Brasília) no Staples Center, em Los Angeles. O chefe de polícia de Los Angeles, William Bratton, anunciou que o caixão do cantor seguirá em comboio do cemitério Forest Lawn, em Hollywood Hills, até o estádio, no centro da cidade.

Na tarde de segunda-feira havia surgido a informação de que o corpo do Rei do Pop seria enterrado às 8h (12h em Brasília) antes da homenagem, assim não estaria presente no evento, que vai reunir nomes como Stevie Wonder, Mariah Carey, Usher, Lionel Richie, Kobe Bryant, Jennifer Hudson, John Mayer e Martin Luther King III.

Membros da família Jackson, incluindo os irmãos La Toya e Randy, estiveram no final da noite de segunda-feira (horário local) no cemitério Forest Lawn, em Hollywood Hills, em Los Angeles. Parentes e amigos próximos do cantor realizaram um velório privado no cemitério ( veja fotos ) onde está o corpo do cantor .

Várias redes de TV fazem plantão desde o fim de semana na porta do cemitério de L.A. com caminhões de links ao vivo, mas a entrada está proibida para a imprensa. Os jornalistas também não terão direito a acompanhar a festa no Staples Center (no blog do correspondente Gilberto Scofield, um vídeo da movimentação nos arredores do ginásio) . No estádio, onde Michael Jackson ensaiava para os shows da turnê "This is it" , vários artistas participarão da homenagem. Uma pessoa envolvida na organização disse ao "New York Daily News" que a cerimônia não será uma festa, mas um evento respeitoso.

Os nomes de cantores confirmados são Mariah Carey, Usher, Stevie Wonder, Jennifer Hudson, Lionel Richie e John Mayer. Além deles, haverá a presença de Ron Boyd (amigo da família); Kobe Bryant (jogador de basquete); Andrae Crouch Choir (compositor); Berry Gordy (fundador da Motown); Shaheen Jafargholi (finalista do "Britain's Got Talent"); Magic Johnson (ex-jogador de basquete); Martin Luther King III (político); Bernice A. King (ativista político); Smokey Robinson (cantor); Rev. Al Sharpton (religioso); Brooke Shields (atriz); e pastor Lucious Smith (amigo da família).

A cerimônia marcada para 10h (14h horário de Brasília) será acompanhada por 17.500 fãs e transmitida ao vivo por várias redes de TV americanas, além de ser exibida gratuitamente em cerca de 80 cinemas dos Estados Unidos. Os ingressos para a festa no estádio foram sorteados esta segunda-feira entre os mais de 1,6 milhão de fãs que se registraram online para concorrer às entradas. Alguns contemplados preferiram colocar as entradas à venda e chegaram a cobrar no site eBay entre US$ 100 e US$ 100 mil por cada "souvenier".

Outros sortudos vibraram ao conseguirem os ingressos para o que estava sendo chamado de velório público de Michael Jackson. David Gobaud, estudante de computação de 25 anos da universidade Stanford, disse não ter acreditado quando viu que havia recebido as entradas. "É Michael Jackson, uma das maiores estrelas da música de todos os tempos", disse.

Zach Moss, de 21 anos, é de Chicago mas está trabalhando como DJ no verão em Las Vegas, contou que os frequentadores da noite não se cansam de celebrar o artista morto no dia 25. "Toca uma, duas, três músicas dele e todos levantam seus driques e gritam 'Michael Jackson!' É realmente poderoso", constatou.


Fonte: oglobo.globo.com


Michael Jackson - Michael Jackson recebe homenagens ao redor do mundo


Lugares por onde ele passou se tornaram locais de culto.
Acompanhe as últimas notícias do adeus ao Rei do Pop.

Fãs e outros artistas relembram cantor. Os locais por onde ele passou e fez apresentações importantes se tornaram locais de culto. Janet Jackson se emocionou ao falar sobre o irmão.


Fonte: g1.globo.com

Michael Jackson - Caixão de Michael Jackson é levado para o estádio


Imagens feitas no Cemitério Forest Lawn mostram o caixão do cantor sendo levado para o estádio do Los Angeles Lakers. O corpo é colocado no automóvel.

Fonte: g1.globo.com

Michael Jackson - Fãs fazem fila no Staples Center para homenagem a Michael Jackson



Los Angeles (EUA), 7 jul (EFE).- Centenas de pessoas fazem fila desde o início da manhã em Los Angeles para chegar ao ginásio Staples Center, onde acontecerá hoje a esperada homenagem pública a Michael Jackson.

Mais de 17 mil pessoas terão acesso à área onde será realizada a cerimônia em homenagem ao "rei do pop", mas que milhares devem se reunir nos arredores para tentar estar perto de seu falecido ídolo, apesar de não terem entrada.

No entanto, o dia começou com mais tranquilidade que a esperada e cerca de 100 pessoas vagueavam por volta das 6h pelos arredores do Staples Center, principal recinto esportivo de Los Angeles, no qual foi instalado um palco sobre a quadra de basquete.

Com o passar das horas, foram formando filas nas portas do pavilhão esportivo e, atualmente, várias centenas de fãs de Michael esperam para entrar.

Nos limites, alguns fãs sem entrada passaram a noite com a intenção de tomar posições para estar o mais perto possível à cerimônia, na qual, segundo a imprensa, o corpo de Michael estará no local.

Cerca de 3,2 mil policiais zelam pela segurança do evento, no que é considerado a maior mobilização de agentes na história da cidade de Los Angeles.

Fontes policiais disseram à Agência Efe que o dia estava se desenvolvendo sem incidentes consideráveis e calculam que poderia ter sido superestimado o número de pessoas que tomarão as ruas para se unir à cerimônia.

A homenagem a Michael Jackson deve começar às 10h (14h de Brasília). EFE





Fonte: g1.globo.com

Michael Jackson - Barack Obama elogia o extraordinário legado musical do astro


WASHINGTON, EUA (AFP) - O presidente Barack Obama elogiou nesta terça-feira o extraordinário legal musical do astro pop Michael Jackson.

"Não creio que haja qualquer dúvida de que ele foi um dos melhores artistas de nossa geração, talvez de qualquer geração", declarou Obama ao canal CNN, em uma entrevista dada em Moscou, horas antes da gigantesca homenagem em Los Angeles para despedir do ídolo que morreu 50 anos.

"Acho que como Elvis, como Sinatra, como os Beatles, ele se converteu numa parte essencial de nossa cultura", disse ainda.

O presidente, no entanto, destacou que a tragédia de sua morte também fez parte da vida de Jackson.

"Seu talento extraordinário e sua música foram acompanhados por uma grande dose de tragédia e dificuldades em sua vida privada", acrescentou.

"Não creio que podemos ignorar isso, que é importante para destacarmos o que de melhor havia nele", conclui.


Fonte: veja.abril.com.br

Michael Jackson - Staples Center tem segurança extra no funeral de Michael Jackson


A Polícia e o Corpo de Bombeiros da cidade de Los Angeles não foram suficientes para dar conta do funeral de Michael Jackson. Segundo o LA Times, foram convocados policiais e bombeiros extras para o evento que está acontecendo no ginásio do Los Angeles Lakers. Os agentes também foram mobilizados para a casa da família de Michael, em Encino, e para o cemitério de Forest Lawn.

O custo do funeral do popstar é estimado em quatro milhões de dólares, aproximadamente 7,86 milhões de reais. O funeral será transmitindo em mais de 80 teatros somente na cidade de Los Angeles.
Segundo a Câmara Municipal de Los Angeles, todos os custos do funeral serão arcados pela empresa AEG Live, dona do Staples Center, e que estava produzindo a temporada Londrina de Michael Jackson.

Fonte: sidneyrezende.com
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios