quinta-feira, 14 de maio de 2009

Manual de Biossegurança alerta manejo do vírus Influenza A


Foi lançado, na semana passada, o Manual de Biossegurança para laboratórios que manejem amostras suspeitas ou possivelmente contendo o vírus Influenza A (H1N1). A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o manual alerta para as diferentes condições de trabalho em situações de diagnóstico de amostras suspeitas.

Para os casos em que já exista a confirmação da presença do vírus, o Manual de Biossegurança é fundamental, pois os profissionais e pessoas que trabalham em laboratórios de diagnóstico e pesquisa devem estar cientes das normas da OMS sobre a doença.


O Manual de Biossegurança pode ser encontrado na página da ANBio (www.anbio.org.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Aleitamento materno e rotina de trabalho: saiba como conciliar estas situações


Os debates acerca da alimentação infantil têm aumentado nos últimos anos, com a crescente pressão sobre as mulheres que têm uma rotina de trabalho intensa e devem amamentar.

As práticas alimentares na infância refletem na garantia da saúde das crianças. Se a alimentação for adequada e saudável, com certeza a criança desenvolverá ótimas condições de estado nutricional, crescimento e desenvolvimento. O aleitamento materno é uma das mais importantes práticas promotoras de saúde infantil. No entanto, mesmo com uma intensa mobilização mundial em prol da amamentação, o desmame precoce e a introdução inadequada da alimentação complementar ainda são práticas frequentes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Um dos fatores que podem causar esse desmame precoce é a rotina de trabalho que, na maioria das vezes, dificulta a amamentação pelo pouco tempo que a mãe passa com o filho.

No entanto, a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, alerta: “as mães que trabalham fora de casa devem ser instruídas a realizar a assepsia, extração do leite materno e o acondicionando no freezer para a alimentação do bebê. O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê necessita para ser saudável, além disso, oferece determinados elementos como anticorpos que protegem o bebê de certas doenças e infecções”.

A extração pode ser realizada de três formas: manual, com bomba manual ou com bomba elétrica. Os métodos e os procedimentos para realização desse processo devem ser monitorados e ensinados por profissionais capacitados, e o suporte da família é fundamental para a continuidade da amamentação exclusiva até os 6 meses, garantindo mais saúde ao bebê.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Tatuagem: causa ou não câncer de pele?


Torna-se cada vez mais comum pessoas que tatuam os corpos, sejam adolescentes ou adultos. Atualmente, as tatuagens estão presentes na pele de pessoas de todas as idades. Porém, algumas ficam em dúvidas na hora de fazê-las pelo fato de não saberem se correm algum risco posterior.

Algumas tintas são feitas com metais, como, por exemplo, a cor azul, que contém cobalto e alumínio. Já o vermelho pode apresentar sulfeto de mercúrio. Diante disso, foram levantadas suspeitas de que os desenhos podem levar ao câncer de pele, pois estudos realizados nos últimos anos apontaram alguns casos desse tipo de câncer em locais tatuados do corpo.

O professor assistente clínico de dermatologia da NYU Langone Medical Center, em Manhattan, Ariel Ostad, explica que isso não significa que a tatuagem foi a causadora do câncer, uma vez que a tinta provavelmente causa nenhum dano por ficar confinada às células epiteliais, cujo trabalho é justamente absorver o material externo.

O professor acredita na ideia de que a tatuagem tenha sido realizada em algum tipo de sinal de nascença, tornando-o mais difícil de ser detectado. Vários estudos apontaram melanomas negligenciados por terem surgido de marcas escondidas por tatuagens. Diante disso, Ostad ressalta que o câncer de pele não se relaciona à tatuagem, sem sombra de dúvida.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Ácido fólico pode reduzir risco de parto prematuro


Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que tomar suplementos de ácido fólico por, no mínimo, um ano antes da concepção diminui chances de parto prematuro. Até então, não se tinha conhecimento da existência de métodos eficazes para diminuir a ocorrência de partos prematuros.

A fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, diz que alguns estudos mostram que a taxa de sobrevivência dos bebês com menos de 1,5 Kg é de 80%. Já com relação aos bebês com menos de 1Kg, o índice é de 50%. “Isso acaba acontecendo graças ao avanço das técnicas pré-natal e dos excelentes hospitais especializados em neonatologioa”, afirma Tatiana.

A pesquisa avaliou aproximadamente 35 mil mães. As que tomaram o suplemento tiveram uma redução de 70% na incidência de partos prematuros entre a 20ª e a 28ª semana, e de 50% entre a 28ª e a 32ª semana.

“A deficiência de ácido fólico na alimentação da mãe pode causar má-formação do tubo neural do bebê. O fato do cozimento de alimentos reduzirem a quantidade dessa vitamina faz com que a alimentação não ofereça as quantidades necessárias para a proteção tanto do bebê como da mãe, sendo recomendada por médicos a prescrição de suplementos para que a dose recomendada seja ingerida”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

Estudos serão realizados para esclarecer se outros fatores, além do consumo de ácido fólico, contribuíram para a diminuição dos partos prematuros.

A nutricionista também afirma que “o ácido fólico previne outras alterações para o bebê como: doenças cardíacas, trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e anemia.”

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES - MAÊ, VOCÊ MERECE!!!


FELIZ MÊS DAS MÃES!!!



FELIZ MÊS DAS MÃES, MAMÃE!!! SAIBA TUDO SOBRE SEU BEBÊ!


 
MUITA FELICIDADE PARA TODAS VOCÊS, QUE MERECEM SER AMADAS, RESPEITADAS E QUERIDAS POR TODA SUA FAMÍLIA, POR TODOS.
 
BEIJOS DA SUPER ANE!!!


Super Ane - www.superane.com.br
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios