sábado, 23 de maio de 2009

Dieta e emagrecimento: 10 dicas que você precisa saber


As dietas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente das mulheres. A busca por um corpo bonito e livre de gorduras faz com que, algumas vezes, se alimentem de forma errada e, dessa forma, não consigam emagrecer.

“Para emagrecer com saúde deve-se inicialmente mudar os hábitos alimentares. O consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades do indivíduo e, dessa forma, favorecer o emagrecimento. É importante lembrar que não existem dietas milagrosas, a reeducação alimentar é o caminho para realizar um emagrecimento com saúde. Adotar bons hábitos alimentares é o início de um estilo de vida saudável”, explica a nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

Acompanhe as dicas sobre dietas e emagrecimento:

• Uma dieta planejada individualmente para criar um saldo negativo de 500 a 1000 calorias por dia deve estar presente em qualquer programa de perda de peso que objetive uma diminuição de 0,5 a 1 quilo por semana.

• Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 calorias por dia, reduzem em média 8% do peso corporal em três a seis meses, diminuindo a gordura abdominal. Estudos de longo prazo mostram uma perda média de 4% em três a cinco anos.

• Dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 calorias por dia, produzem perda de peso maior em curto prazo, em comparação às dietas de baixas calorias. Entretanto, no período de um ano a perda de peso é similar.

• Dietas pobres em gorduras, sem redução do número total de calorias, não levam à perda de peso. Entretanto, reduzir a quantidade de gordura em uma dieta de baixas calorias é uma forma prática de diminuir a ingestão calórica e induzir a perda de peso.

• Dietas que apresentem 1400 a 1500 calorias por dia, independentemente da composição de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), também levam à perda de peso.

• Um contato entre o médico e o paciente auxilia a perda e a manutenção do peso perdido.

• Os pacientes obesos perdem peso quando é mantida uma dieta restrita, mas sua perda de peso tente a não se manter em longo prazo.

• Grande parte dos pacientes recupera o peso perdido: 50% dos pacientes recuperam o peso pré-tratamento em 12 meses, e grande maioria recupera em cinco anos. Apenas 11% mantêm uma perda de 5 quilos ou mais.

• Algumas dietas de emagrecimento são corretas do ponto de vista nutricional e consistentes com bons hábitos alimentares. No entanto, existem aquelas que se apresentam como dietas milagrosas, que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas, e que passam a ser feitas pelas pessoas devido à promoção da mídia, ou então porque celebridades as estão fazendo.

• É preciso estar atento a esse tipo de “novidade”, pois não há nenhuma evidência científica sobre a efetividade destas dietas caso não haja um balanço energético (ingestão de calorias inferior aos gastos calóricos diários).


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Conheça os diferentes tipos de pessoas presentes nas academias de ginástica


As academias de ginástica englobam diferentes tipos de pessoas, tanto no que diz respeito ao aspecto físico quanto ao psicológico. No entanto, algumas diferenças passam despercebidas. Você sabia que cada malhador tem o seu próprio jeito de encarar a rotina da malhação?

Manter-se firme e forte nos treinos não é uma tarefa fácil. No entanto, cada um dá o seu “jeitinho” de permanecer na academia. Conheça abaixo os diferentes tipos de malhadores:

• Quadrados: são os mais confiáveis, estáveis e seguem o treino à risca. Adoram a rotina e não perdem um dia sequer de treino. Aquelas desculpinhas esfarrapadas para não ir à academia passam longe dessas pessoas.

• Retângulos: são um pouco mais flexíveis, mas também gostam de ordem e rotina. Apreciam os exercícios em grupo e se dão melhor quando interagem socialmente.

• Triângulo: são os mais competitivos. Gostam de ser estimulados e de novos desafios. Eles têm objetivos claros.

• Círculo: são espontâneos, sociais, não curtem malhar sozinhos. Além disso, tendem a ficar mais tempo socializando do que se exercitando. São considerados o tipo mais comum no mundo do fitness.

• Linha torta: são os menos estruturados e detestam a tal da rotina. Para esses malhadores é preciso um treino muito variado, incluindo diferentes aulas. Caso contrário, podem se aborrecer e abandonar o que estão fazendo.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Perca peso por meio da reeducação alimentar


Dieta, emagrecer, perder peso, ficar de bem com a balança... Tudo isso está presente constantemente no pensamento da maioria das pessoas, principalmente das mulheres. Mas o que muitos não sabem é o que fazer para dar o primeiro passo para atingir o objetivo desejado.

Diminuir a quantidade de alimentos que você coloca no prato é a primeira mudança que se deve fazer quando deseja dar início a uma dieta. Porém, só essa atitude não basta. A substituição de alguns alimentos por outros é fundamental.

Confira algumas dicas para a troca de alimentos, pois dessa forma você fará uma reeducação alimentar e, consequentemente, perderá peso.

Arroz branco ou integral?
O arroz integral é mais rico em nutrientes, pois conserva a película e o gérmen, os quais auxiliam o trânsito gastrointestinal e aumentam a saciedade. Já no arroz branco essa película é retirada, fazendo com que este fique pobre em nutrientes.

Leite integral ou desnatado?
Se você deseja mesmo emagrecer, escolha o leite desnatado, pois o integral apresenta um teor de gordura mais elevado. O leite integral é importante para crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento e também para aquelas pessoas que não tem problemas com a balança. O leite desnatado possui somente 1% de gordura e calorias reduzidas à metade.

Carne vermelha ou carne branca?
A carne branca tem menos gordura que a carne vermelha, principalmente a carne de peixe. Além disso, a quantidade de proteína é a mesma em ambas. Caso prefira a carne de frango, não se esqueça de retirar a pele.

A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que “não é preciso que você mude toda a sua rotina alimentar de um dia para o outro. Essa mudança deve ser gradativa para que esse hábito seja adquirido, proporcionando melhor qualidade de vida e uma alimentação mais saudável”.

Além disso, é preciso ter força de vontade para não voltar atrás e permanecer firme na troca.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Linhaça: veja como consumir o alimento que traz tantos benefícios à saúde


A linhaça vem conquistando muitos adeptos nos últimos anos, pois além de ajudar a perder peso, ela traz inúmeros benefícios à saúde.

A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que “a linhaça é considerada um alimento funcional, pois pode diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do envelhecimento celular. A semente moída é mais fácil de ser digerida do que a semente inteira que possui uma "casca" mais dura que pode passar pelo sistema digestivo intacta. Dessa forma, a semente pode ser triturada no liquidificador ou processador”.

A linhaça é rica em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (colesterol ruim) e a manter a saúde do coração em dia. No entanto, além desses benefícios, esse alimento é uma das principais fontes de lignina, que é a substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Diante de tantos benefícios para a saúde, é importante saber ao certo como se deve consumir o alimento. Caso queira ingerir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la, mas apenas o que for utilizar no momento, pois ao longo do tempo ela perde os nutrientes. Ela deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar. Quanto ao sabor forte da semente, saiba que o azeite de oliva ajuda a amenizá-lo.

Para que a linhaça faça efeito no organismo é importante consumi-la diariamente, entre uma a duas colheres de sopa por dia. Ingerir o alimento de forma exagerada pode interferir no processo de absorção de nutrientes.

Veja a composição nutricional de 15 g (1 colher de sopa) da Semente de Linhaça:
Valor calórico ------ 43 calorias
Carboidratos ------ 1 grama
Proteínas ------ 2 gramas
Gorduras Totais ------ 3 gramas
Gorduras Saturadas ------ 0 grama
Gorduras Trans ------ 0 grama
Fibra alimentar ------ 3 gramas
Ômega 3 ------ 58%
Ômega 6 ------ 16 %
Sódio ------ 7,8 miligramas


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Saiba mais sobre a Gripe Suína


Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?

Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?

A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMS, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Fonte: Folha Online

domingo, 17 de maio de 2009

Chupeta nem sempre é vilã; veja dez respostas sobre seu uso


Mocinha ou vilã? Encarada como inimiga por uma parcela dos pais, que enfatiza as consequências negativas de seu uso prolongado -como alterações na arcada dentária e na fala-, a chupeta é usada há séculos pela capacidade que tem de acalmar os bebês por meio da sucção não nutritiva e da liberação de hormônios de bem-estar.

Duas pesquisas recentes, uma feita na Argentina e outra na Dinamarca, trazem uma boa notícia para famílias adeptas do acessório: elas sugerem que o bico não prejudica o aleitamento desde que seja oferecido quando a amamentação já está bem estabelecida, entre 15 e 30 dias de vida da criança.

Mas isso não significa que o uso está liberado para os maiorzinhos. Para que seus benefícios compensem os efeitos negativos, é preciso tomar certos cuidados. A chupeta só deve ser usada para acalmar o bebê em casos de dor e para induzir o sono, por curtos períodos. "Quando está desperta, a criança não precisa da chupeta, não é tão saudável. O bom é usar para relaxá-la ou fazê-la dormir quando está ansiosa ou agitada", afirma o pediatra Victor Nudelman, do hospital Albert Einstein.

O momento certo de tirar o acessório também deve ser respeitado. "Até os dois anos, é possível reverter problemas como a mordida aberta", afirma Márcia Amar, odontopediatra do Hospital Santa Catarina.

A seguir, leia recomendações e dicas de três especialistas sobre o uso do acessório. E durma tranquilo.

1) EM QUE OCASIÕES PODE SER USADA?

No dia a dia, para acalmar em situações de dor e para induzir o sono de bebês mais agitados. É recomendada também para bebês que nascem com o hábito de sugar o dedo ou que o adquirem nas primeiras semanas, porque ajuda a remover esse costume, mais nocivo. Nas crianças nascidas antes da 32ª semana de gestação, pode ser indicada para auxiliar no aprendizado da sucção.

2) QUANDO COMEÇAR A OFERECER?

Entre 15 dias e um mês de vida, quando a amamentação já estiver bem estabelecida. Antes disso, pode confundir o bebê e prejudicar o aleitamento, pois a sucção no seio é diferente daquela feita na chupeta. Deve-se oferecer na hora de dormir ou em crises de cólica, por curtos períodos.

3) E SE BEBÊ NÃO PEGA OU COSPE EM SEGUIDA?

Os pais não devem insistir nem forçar, a não ser em uma situação: para substituir a sucção do dedo. Se o bebê cuspir a chupeta ao pegar no sono, não se deve colocar de novo na boca, pois o propósito é somente induzir esse estado.

4) CAUSA ALGUM DANO?

O uso contínuo provoca abaixamento da língua, deglutição atípica, alteração nas bases ósseas dentárias e da boca, além de favorecer a respiração bucal e promover alterações na fala.

5) PREJUDICA A AMAMENTAÇÃO?

Se a chupeta for oferecida nos primeiros dias de vida, quando o bebê ainda está aprendendo a mamar, sim. Isso porque a musculatura usada e os movimentos exigidos não se reproduzem na hora da mamada. Além disso, a chupeta toca em uma área do céu da boca muito próxima à arcada dentária, o que pode causar ânsia de vômito quando a criança mama no seio.

6) QUAL O MELHOR TIPO DE BICO?
É importante usar o tamanho adequado para cada fase do bebê. Quanto ao formato, o ortodôntico é o mais indicado. Embora não seja livre de danos -estudos sugerem que atrapalha mais a postura lingual-, interfere de modo menos relevante na oclusão dos dentes do que o bico comum. A vantagem do ortodôntico é que ele reproduz melhor o ponto de toque do seio materno no céu da boca da criança. Já o bico em formato de bolinha é totalmente contraindicado.

7) O PRENDEDOR PODE SER USADO?

Não. O principal argumento contra o acessório é que a chupeta não deve estar disponível o tempo todo, ao alcance da criança, porque isso estimula seu uso. Mas há outros problemas: o prendedor de metal pode ferir o bebê, enquanto o de pano acumula sujeira com facilidade.

8) COMO HIGIENIZAR?

Lave somente com água e sabão. Não é indicado ferver porque prejudica a vedação, facilitando a proliferação de fungos.

9) QUANDO ELIMINAR O HÁBITO?

Até os dois anos de idade, problemas como a mordida aberta ainda podem ser revertidos, mas o ideal é tirar a chupeta o quanto antes, de preferência quando ela completar o primeiro ano de vida.

10) COMO TIRAR SEM TRAUMAS?

É importante os pais estarem seguros da decisão, pois a criança percebe quando a mãe está vacilante ou há discordância entre o casal. Primeiro, deve-se limitar os horários e eliminar o hábito durante o dia. Depois, deve-se preparar a criança para a separação definitiva, determinando um prazo para a retirada do bico. Uma boa estratégia é entregar a chupeta a um personagem, como o coelho da Páscoa ou o Papai Noel, em troca de um brinquedinho mais adequado à faixa etária da criança -a ser entregue quatro ou cinco dias depois. Outro argumento que pode funcionar é o estético: elas já entendem que dentes tortos não são bonitos. Quando o uso é restrito e os pais estão convictos, a retirada costuma ser fácil.

Fonte: Folha Online

Adolescência e as primeiras experiências sexuais


"A adolescência chega e muitas vezes com ela as primeiras experiências sexuais. Nem todo mundo sabe, mas o despertar da sexualidade nada tem a ver com a genitalidade, normalmente acentuada nesta fase da vida. Quando o ser humano nasce, já começa a desenvolver sua própria sexualidade. Entretanto, em uma sociedade que erotizou o sexo, incentivando sua prática a qualquer custo, as pessoas perderam o referencial. Muitas acreditam que os únicos riscos do sexo são físicos, como uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo vírus HIV. Os especialistas, no entanto, alertam que viver plenamente as experiências sexuais pode trazer outros problemas: traumas que, sem tratamento adequado, serão carregados por toda vida".

Sexualidade é Vida

A sexualidade será sempre a associação da própria genitalidade, do carinho, do afeto, do amor e, principalmente, da comunicação. Nem sempre, sua manifestação se dará entre amantes. "De maneira alguma, a sexualidade quer dizer apenas a relação sexual, a penetração ou a simples preocupação com os genitais. Ela é algo mais amplo, que passa a existir com o nascimento do indivíduo. Sexualidade significa vida", esclarece o Dr. Leonardo Goodson, ginecologista com especialidade em Sexualidade Humana.

Sexo e Idade

O médico explica que as características dessa sexualidade são variadas conforme a idade. Nas crianças com idades entre zero e 18 meses, começa o processo de aprendizagem da identidade homem/mulher e dos papéis sexuais. "Neste período, a criança passa a lidar com a representação cultural do que é ser homem ou mulher. É nessa fase que o bebê começa a experimentar o próprio corpo e a ter as primeiras experiências sexuais, ganhando intimidade e confiança principalmente com a própria mãe", explica o ginecologista.

A apreciação e o exame dos próprios genitais ocorre entre os 18 meses e os três anos de idade. Depois disto, até os quatro anos, a criança tem sua própria explicação sobre a origem dos bebês, sendo capaz de assimilar atitudes sexuais - negativas ou positivas - do meio onde vive. Entre cinco e seis anos, a criança apresenta idéias fantásticas de como os bebês são gerados. É neste período, que o outro começa a ser incluído nos jogos sexuais. "A partir dos sete anos, apesar do interesse em assuntos sexuais, a criança fica retraída com os contatos mais íntimos. Mesmo assim, mantém brincadeiras sexuais com crianças do mesmo sexo", lembra o médico.

Adolescência

As profundas transformações da puberdade começam aos 10 anos, quando a criança conhece também a prática da masturbação. A partir de então, acentua-se o desejo de relacionamento com o outro. O Dr. Leonardo Goodson explica que, normalmente, os adolescentes com 14 anos têm um amigo íntimo e canalizam o erótico para histórias, confidências e piadas. Com 15 anos, ocorre a abertura para a heterossexualidade e o adolescente começa a ter sua identidade sexual afirmada. "Dos 17 aos 23 anos, essa identidade é consolidada e o jovem passa a ter um objeto amoroso único, com quem mantém intercâmbio amoroso. Neste período, ele passa a dar e a receber", detalha o Dr. Goodson.

É a partir da adolescência que o jovem começa a se preocupar com os riscos trazidos pela Aids. A desinformação costuma reforçar os preconceitos. Segundo o Grupo pela Vida, do Rio de Janeiro, algumas situações vividas entre duas pessoas não trazem ameaça de contaminação pelo vírus HIV. Trocar beijos e carícias; apertar as mãos; ter contato com suor, lágrima e saliva; usar os mesmos pratos, talheres, copos, vasos sanitários ou assentos; não significam riscos. "A preocupação é justificável, mas nos esquecemos que a convivência com um soropositivo pode ser saudável, sem que nos tornemos preconceituosos", alerta o médico.

Riscos Orgânicos e Prevenção

A Aids não é o único risco trazido com o início de uma vida sexual ativa, apesar de ser o mais temido. A gravidez indesejada e a contaminação por outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também merecem atenção. "A pílula e a camisinha não são as únicas formas de prevenção. Existem outros métodos que podem ser adotados, desde que haja o acompanhamento de um médico ou orientador sexual. Quando se pensa em adolescência, as recomendações mais comuns são a pílula para a gravidez indesejada e a camisinha para as DSTs", explica o dr. Goodson. Para evitar a gravidez, é possível adotar ainda métodos como o coito interrompido, a temperatura basal e a tabelinha. No entanto, são opções menos confiáveis. Os métodos chamados de barreiras são os preservativos masculino e feminino, o diafragma e o Dispositivo Intra-uterino (DIU). Há ainda os anticoncepcionais orais (pílula) e os injetáveis (mensal e trimestral), além da laqueadura tubária e a vasectomia.

Erotização e Virgindade

A sociedade erotizada chama a atenção para os riscos físicos do sexo, esquecendo-se de outro ponto que é tão importante quanto a saúde do corpo: a mente sadia. Atualmente, a mídia tem sido o meio mais feroz de incentivo à vida sexual. No entanto, este incentivo tem uma proporção infinitamente mais voltada para o lado negativo. "Na televisão, por exemplo, são muitas horas voltadas para o desrespeito ao próximo, para o incentivo de receber mais do que dar; e poucos minutos de orientação sexual adequada, principalmente para os adolescentes. É preciso lembrar que sexo é bom, quando é bom para os dois", opina o ginecologista. Um dos exemplos de erotização diz respeito à forma como a sociedade encara a virgindade. O médico explica que ser virgem não significa de maneira alguma estar fora do mundo atual, mas estar em um momento de reflexão. "A pessoa virgem ainda não se sente preparada para enfrentar a relação sexual com a maturidade que ela merece. E isto independe da idade", orienta.

Como as pessoas desconhecem este verdadeiro sentido da virgindade, torna-se antiquado ser virgem. Atualmente, muitos adolescentes preferem dizer diante da turma que já tiveram a primeira relação sexual, para não ser massacrados diante de comentários e piadas dos colegas.

Hímen

"A virgindade é simbolizada pela perda do hímen pela mulher e pela primeira relação sexual do homem. Mas ela precisa ser vista de forma mais ampla. A virgindade será sempre perdida quando iniciarmos um novo relacionamento, independente de ser o primeiro ou não", afirma o Dr. Goodson. O médico defende que o hímen não direcione o que é ser virgem e, sim, o contato com um novo parceiro, que sempre vai representar uma nova descoberta. Assim, ao longo da vida, a pessoa estará sempre perdendo a virgindade a cada novo encontro.

O ginecologista detalha que estar maduro para a primeira relação sexual é compreender o que ela significa e saber lidar com os problemas que ela pode trazer. A gravidez indesejada, as DSTs e os problemas relacionais são algumas das dificuldades que podem aparecer. No entanto, vivido de forma adequada, o sexo possibilita que a pessoa usufrua de imensos prazeres.

Compreensão Traz Maturidade

A falta de compreensão de como a sexualidade e o sexo devem ser encarados traz inúmeros riscos - orgânicos e psicológicos. "A gravidez indesejada, as DSTs, a insatisfação pessoal, o arrependimento, as disfunções sexuais tardias e as dificuldades no relacionamento são alguns desses riscos", diz o médico. O profissional orienta que todo passo na vida deve, se possível, ser planejado, diminuindo as chances de se tornar um problema. Minimizar esses riscos será sempre uma responsabilidade de cada indivíduo, que deve buscar a orientação adequada, por meio de profissionais de saúde, professores de orientação sexual, livros especializados e a própria compreensão. "Entender a si mesmo será sempre algo significativo para adquirir a maturidade necessária para a vida", lembra.

Traumas

O trauma psicológico aparece sempre que a pessoa se inicia em qualquer área sem estar preparada. Os problemas psicológicos futuros, neste caso, são inevitáveis. No caso sexual, a iniciação inadequada pode refletir na conduta dos anos seguintes, trazendo ansiedade durante a relação sexual, disfunções e dificuldades no relacionamento. Todos estes problemas influenciam no cotidiano, porque o sexo faz parte da vida e, como tal, é primordial que seja bem vivenciado.

Conflitos

Para algumas pessoas, as experiências sexuais só ocorrem anos mais tarde, apesar de a adolescência ser um momento da vida em que a própria biologia leva ao envolvimento sexual. Para quem ultrapassou esta fase e não vivenciou o sexo, o risco de conflito é grande. No entanto, se a pessoa está bem consigo mesma, lembrando que a sexualidade envolve afeto, carinho e comunicação e não apenas genitalidade, não haverá problemas. Se existe o conflito, é necessário buscar ajuda profissional. O indivíduo deve buscar o equilíbrio da vida sexual, parando de exigir de si mesmo uma atitude que não pode ser assumida naquele momento.

Fonte: Boa Saúde
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios