sábado, 7 de março de 2009

PARABÉNS MULHER! ESTE É O SEU MÊS!

Super Ane Kids : ESPECIAL DIA DA MULHER

  • Artigos e Dicas de Saúde


  • Últimas Novidades


  • Violência contra as Mulheres




  • Para todas as mulheres blogueiras, conheçam o conteúdo e as novidades para você, mãe e mulher, a fim de melhorar o seu dia-a-dia.

    Acesse a Super Ane Kids:
    http://www.superane.com.br

    sexta-feira, 6 de março de 2009

    Bom Final de Semana!!!

    Queridos Bloqueiros
    Bom Final de Semana!!!!
    Abraços, Super Ane.

    Obrigada pelo Selinho karine


    Este selinho ganhei da minha amiga Karine!
    http://karine-kira.blogspot.com
    Valeu Karine!! Deus te abençõe.
    Abraços, Super Ane
    .

    Bom Final de Semana!!!

    Bom Final de Semana!!!
    Beijos, Super Ane Kids.

    Obaaaaaa Sexta-feira de novooo!!

    recados para orkut

    Visite o site www.recadosonline.com
    Beijos Super Ane

    Sorriam... Hoje é sexta-feira!


    Super Ane Deseja Boa Sexta-feira! Beijos...

    Obrigada pelo Selinho e Carinho Flávia


    Obrigada Flávia pelo Selinho!!!

    http://tiaflavia-pinguinhodegente.blogspot.com


    CAMPANHA DE AMIZADE DO MÊS DE FEVEREIRO/MARÇO

    Pegue o selo no Gospel Gifs: http://gospel-gifs.zip.net/, siga as instruções e participe!
    Você que tem uma amiga muito querida e gostaria de homenageá-la, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe vc também.

    INSTRUÇÕES:Pegue o selo no Gospel Gifs http://gospel-gifs.zip.net, nomeie 10 blogs amigos e visite cada um deles avisando da nomeação. se vc foi nomeado por alguém, passe adiante e visite os outros nove blogs que foram nomeados junto com vc.Ao repassar a campanha, pode copiar o texto acima ou criar o seu próprio texto. O importante é não esquecer de avisar onde se encontra o selo e de nomear os seus 10 blogs amigos.

    O Selinho vai " novamente " com muito Carinho para:

    Giovane - http://chegadesofrercalado.blogspot.com
    Ligiane - http://www.normalaoextremo.blogspot.com
    Karine - http://karine-kira.blogspot.com
    Liliane - http://lilianegisele.blogspot.com
    Andre - http://musiconlinerecords.blogspot.com
    Raquel - http://queleclauarte.blogspot.com
    Solange - http://arco-ris.blogspot.com
    Rafaela - http://tia-rafaela.blogspot.com
    Rejane - http://srejane.blogspot.com
    Sulivan Simone - http://anjinhosdepijama.blogspot.com

    Bom Final de Semana a todos os Blogs Amigos!!
    Abraços, Super Ane.

    quinta-feira, 5 de março de 2009

    Obrigada pelo Selinho Flávia


    Ganhei este selinho do Blog
    http://tiaflavia-pinguinhodegente.blogspot.com

    Flávia Deus abençõe vc e sua família. Obrigadaaaaa!!

    Dist
    ribuir Prêmios e Mimos é uma forma de aproximar e criar vínculos com outros blogueiros. Então dou continuidade a esse prêmio, para "correr" pelos blogues, a fim de criarmos mais laços de amizade.Prêmio "Um Blogue de Ouro", esse é um presente para os blogues que transmitem mensagens de amor e carinho; que sejam criativos, seja por sua originalidade em criar o visual do blogue, como também ter personalidade própria. Ao receber esse Prêmio deve-se:

    1- Oferecer a 10 blogues que tem o estilo de ser.

    2- Deve exibir a imagem do selo do prêmio em seu blogue.

    3- Não se esquecer de avisar (por comentário) os blogues que foram indicados por você.

    E O OURO VAI PARA:

    Giovane - http://chegadesofrercalado.blogspot.com
    Ligiane - http://www.normalaoextremo.blogspot.com
    Karine - http://karine-kira.blogspot.com
    Liliane - http://lilianegisele.blogspot.com
    Andre - http://musiconlinerecords.blogspot.com
    Raquel - http://queleclauarte.blogspot.com
    Solange - http://arco-ris.blogspot.com
    Rafaela - http://tia-rafaela.blogspot.com
    Rejane - http://srejane.blogspot.com
    Sulivan Simone - http://anjinhosdepijama.blogspot.com


    Beijos, Super Ane


    Muito Obrigada pelo Selinho


    Ganhei da Super Sandra do Blog http://aprenderesonhar.blogspot.com
    Obrigada pelo Selinho!!!!!
    Abraços, Super Ane.

    Blogs escolhidos em " Dose Dupla" pq vcs são Nota 10!!!

    Andreza - http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com
    Leila - http://eevivendoeaprendendo.blogspot.com
    Lucia - http://psicolucia.blogspot.com
    Flavia - http://tiaflavia-pinguinhodegente.blogspot.com
    Rose - http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com
    Rafaela - http://tia-rafaela.blogspot.com
    Princesas Pedagogas - http://princesaspedagogas.zip.net
    Déa - http://deacortelazzi.blogspot.com
    Joana - http://joananeves.zip.net
    Lizzy - http://cresceraprendersonhar.blogspot.com


    Meu Coração é pra vcs! Sucesso e Felicidades. Super Ane

    Obrigada pelo Selinho Sandra


    Ganhei da minha amiga Sandra do Blog http://aprenderesonhar.blogspot.com
    Agradeço de coração... Abraços, Super Ane.


    Regras:


    1 - Você, tem que colocar o logotipo do prêmio em seu blog e
    dizer algo carinhoso da pessoa que te entregou este prêmio
    e inserir o link do blog dela em sua página.
    2 - Escolher 10 pessoas que mostram uma grande atitude ou você tem gratidão.
    3 - Avisar os escolhidos em sua página para que saibam que o receberam.
    4 - Inserir, o link dos blogs escolhidos em sua página.


    Blogs escolhidos com Carinho:


    Andreza - http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com
    Leila - http://eevivendoeaprendendo.blogspot.com
    Lucia - http://psicolucia.blogspot.com
    Flavia - http://tiaflavia-pinguinhodegente.blogspot.com
    Rose - http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com
    Rafaela - http://tia-rafaela.blogspot.com
    Princesas Pedagogas - http://princesaspedagogas.zip.net
    Déa - http://deacortelazzi.blogspot.com
    Joana - http://joananeves.zip.net
    Lizzy - http://cresceraprendersonhar.blogspot.com


    Parabéns pelo lindo trabalho e dedicação. Fico muito feliz em conhecer pessoas tão especiais. Deus abençõe a todas!!!! Beijos, Super Ane.

    quarta-feira, 4 de março de 2009

    Mulheres ainda não sabem usar a "pílula do dia seguinte"


    A maioria das mulheres ainda não está pronta para ter acesso aos métodos mais liberais de contracepção, mostra estudo divulgado nesta semana pela revista Contraception.

    Segundo cientistas chineses, a maioria das mulheres que buscaram ajuda em centros de controle da natalidade em Hong Kong não tinha conhecimento suficiente de como usar a contracepção de emergência.

    Chamada por alguns de "pílula do dia seguinte", a contracepção de emergência precisa ser usada de maneira adequada e dentro de um prazo específico a fim de que surta o efeito desejado.

    Questionários mostraram, entretanto, que grande parte das mulheres desconhecia a maneira correta de recorrer à contracepção de emergência.

    Fonte: Contraception Volume 71, Issue 6 , June 2005, Pages 432-437

    Câncer de Mama: O que você deve saber e pode fazer para se prevenir?


    "O câncer de mama (Ca de mama) é a segunda forma mais comum de câncer nas mulheres americanas, perdendo apenas para os cânceres de pele. No Brasil, o câncer de colo de útero é ainda muito freqüente, diferentemente dos EUA. Aproximadamente 180.000 novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano nos EUA sendo responsáveis por cerca de 48.000 mortes anualmente, sendo a segunda causa de morte por câncer, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Após um crescimento de 4% ao ano na década de 80, a incidência tem-se mantido atualmente em 110 casos por 100.000 pessoas por ano. As formas de rastreamento estão modificando à medida que se conhece mais sobre a história natural da doença. Devido ao maior conhecimento dos sinais e sintomas dessa doença e do uso da mamografia de rastreamento, tem-se conseguido diagnosticar cada vez mais as formas iniciais desses cânceres. Aprenda a fazer o auto-exame, a prevenção é a melhor maneira de evitar esta doença".

    Um estudo de revisão dos aspectos clínicos (sintomas, sinais e exame físico) e de exames laboratoriais foi feito pela Dra. Lecia M. Apantaku da Faculdade de Medicina de Chicago – Finch University of Health Sciences – EUA. Nesse estudo ela expõe a atualidade destes aspectos enfatizando a importância da observação e cuidado das próprias mulheres para com suas mamas como a melhor forma de prevenção e/ou descoberta precoce. Um resumo do mesmo foi publicado na revista médica American Family Physician.

    Aspectos Demográficos

    O índice de Ca de mama cresce à medida que se envelhece, sendo que as mulheres brancas têm maior chance de desenvolvê-lo. Entretanto, as negras têm uma maior incidência do que as brancas antes dos 50 anos. É importante lembrar que 1% dos Ca de mama acomete homens, por isso eles devem procurar auxílio quando perceberem alguma alteração.

    Fatores de Risco

    Vários fatores de risco bem estabelecidos estão associados ao desenvolvimento de Ca de mama, mas é muito importante ressaltar que muitos casos ocorrem sem nenhum fator de risco identificável:

    - Idade: maior que 50 anos;

    - História familiar: parentes do primeiro grau (mãe, filha, irmã) especialmente se o Ca foi diagnosticado antes da menopausa (risco 3 a 4 vezes maior). A presença de vários parentes de segundo grau pode aumentar o risco, mas ainda não foi quantificado;

    - Exposição hormonal (leva a maior multiplicação de células mamárias o que predispõe a um maior número de mutações) – situações em que a mulher se expõe um maior tempo ao estrógeno, seja através de ciclos menstruais fisiológicos ou através de hormônios sintéticos: primeira menstruação antes de 12 anos, última menstruação com mais de 50 anos, ausência de gravidez ou primeira gravidez depois dos 30 anos. O uso de anticoncepcionais por menos de 10 anos não mostrou aumento do risco e o uso de reposição hormonal pós-menopausa apesar de ter demonstrado um certo aumento do risco, porém a reposição tem mais benefícios.

    - Genética: somente 8% de todos os Ca de mama são considerados hereditários. A metade desses são devidos à mutações em dois genes – BRCA1 e BRCA2. Ocorrem mais em mulheres antes da menopausa. O aconselhamento genético é ainda controverso, podendo gerar muita ansiedade na mulher, sendo que não tem um valor prognóstico certo.

    - Biópsia prévia com hiperplasia atípica: essa alteração apesar de ser benigna, tem uma maior tendência para evoluir para Ca de mama;

    - Passado de Ca de mama já tratado

    - Dieta:
    parece haver uma relação entre dieta rica em gorduras e Ca de mama, mas ainda não há comprovação certa.

    - Exposição à radiação ionizante

    Sinais e Sintomas

    - Nódulo ou massa mamária:
    é a principal queixa em mamária que leva as mulheres ao médico. Entretanto, 90% são causadas por alterações benignas. Massas de consistência de borracha e macias estão geralmente relacionadas com fibroadenomas em mulheres entre 20 e 30 anos e cistos em mulheres entre 30 e 40 anos, ambas alterações benignas. Nódulos malignos são geralmente solitários, discretos, duros, sem aumento de sensibilidade local, em uma única mama, podendo em alguns casos estar aderido à pele ou parede muscular localizada debaixo da mama.

    - Dor mamária: também chamada de mastalgia, é raramente associada com Ca de mama e está geralmente relacionada com alterações benignas pré-menopausa ou em mulheres na pós-menopausa recebendo reposição estrogênica. A dor nesses casos está presente juntamente com um inchaço mamário.

    - Eritema (vermelhidão da mama), edema (inchaço da mama), retração da pele ou do mamilo estão comumente associados com Ca de mama.

    - Secreção do mamilo: é considerada suspeita principalmente quando acompanhada de uma massa, vem de um único ducto, é espontânea e sanguinolenta. Na suspeita, faz-se mamografia e ductograma. Secreção verde ou preta e que vem de mais de um ducto habitualmente é normal. Em caso de secreção láctea bilateral deve-se procurar a causa da produção de prolactina.

    Diagnóstico

    As mulheres assintomáticas e sem história familiar, maiores de 20 anos devem ser orientadas para realizarem o auto-exame das mamas mensalmente. Aquelas entre 20 e 30 anos além de fazê-lo, devem ir ao ginecologista de 3 em 3 anos para um exame médico. Mulheres acima de 40 anos devem continuar fazendo o auto-exame mensalmente, ir ao médico e realizar uma mamografia anualmente. Caso haja fatores de risco, essa rotina deve ser modificada.

    É importante lembrar que qualquer massa mamária percebida durante a gravidez deve ser investigada devido ao fato de 2% dos Ca de mama ocorrerem na gravidez.

    Como Fazer o Auto-Exame?

    Fique em frente ao espelho. Olhe para os seios com as mãos atrás da nuca e os cotovelos levantados, para que os músculos do peito se flexionem. Procure quaisquer alterações na pele ou tamanho e forma dos seios. Depois, sinta cada seio com a palpação durante o banho – levantando um braço e usando a outra mão com os dedos ensaboados para fazer a palpação do seio a ser examinado. Use as polpas digitais dos dedos para sentir todo o seio pressionando-o contra o peito e também as axilas. Após o banho, palpe cada seio enquanto deitada em uma cama com um travesseiro sob os ombros. Da mesma forma que antes, no lado da mama a ser palpada deve-se ter o braço elevado e a mão atrás da nuca.

    O achado de alguma alteração pode causar medo, mas a maioria delas são benignas. Muitas mulheres têm os seios dolorosos e inchados durante a menstruação. Nesse caso, espere alguns dias após a mesma para que o inchaço desapareça.

    Mamografia

    A mamografia de rastreamento é o exame apropriado para as mulheres assintomáticas e tem sua maior importância na faixa etária de 40 a 75 anos. A mamografia diagnóstica é realizada naquelas mulheres com sinais e/ou sintomas presentes. A importância desse primeiro exame (rastreamento) reside no fato de ter o Ca de mama uma mortalidade muito menor quando descoberto precocemente. É importante lembrar que existe a possibilidade de resultados falso-positivos na mamografia, especialmente em mulheres novas. Além disso, 10% a 15% de todos os Ca de mama não são detectados na mamografia. Uma massa palpável que não é vista na mamografia deve ser estudada com outros exames (ultrassonografia e biópsia com agulha fina).

    Ultrassonografia

    O ultrassom ajuda na diferenciação entre uma massa sólida e uma massa cística (que contém líquido) quando uma massa palpável não é vista na mamografia. É também muito útil em mulheres novas com tecido mamário denso. Não deve ser utilizada como método de rastreamento.

    Biópsia

    A biópsia é a retirada do tecido (parcial ou total) que forma o nódulo ou massa que se está estudando com a ajuda da mamografia ou ultrassonografia. Assim, o tecido poderá ser estudado microscopicamente através de lâminas preparadas no laboratório. Existem basicamente três tipos de biópsia que varia de acordo com a quantidade e a qualidade do tecido a ser estudado. Assim, pode-se fazer uma biópsia por aspiração com uma agulha fina, com uma agulha mais grossa ou uma pequena cirurgia para retirar toda a massa ou nódulo para que possa ser estudado como um todo. Por isso, o fato de se fazer uma biópsia não significa Ca de mama!

    Conclusão

    Com as informações acima, espera-se que as leitoras possam ter ficado mais familiarizadas com tais questões e que mais dúvidas possam ter surgido, pois somente através delas é que a curiosidade e o conhecimento podem aflorar. Procure regularmente seu ginecologista ou médico de família para uma prevenção adequada.

    Fonte: American Family Phisycian August 1-2000

    Menopausa, Hormônio e Câncer de Mama


    A menopausa é a última menstruação da mulher, e encerra seu período fértil. O período em que a mulher convive com alterações e irregularidades menstruais, até culminar na menopausa, é conhecido como climatério.

    O climatério é uma fase de profundas modificações no corpo da mulher. Tais modificações são resultantes de uma menor produção de hormônios pelos ovários, dentre outras causas. Algumas mulheres apresentam sintomas intensos no período de climatério, como ondas de calor, dores de cabeça, redução do apetite sexual. Estes sintomas são muitas vezes controlados com o uso de terapia de reposição hormonal (TRH). Porém, o uso de hormônios na pré-menopausa não é isento de riscos.

    Um grupo de pesquisadores finlandeses publicou um estudo na revista Obstetrics & Gynecology, com o intuito de verificar os riscos associados ao uso de terapia de reposição hormonal apenas com estrogênio. Foi verificada a ocorrência de câncer de mama nas mulheres que optaram pelo uso desta terapia.

    O estudo contou com a participação de mulheres com idade superior a 50 anos, as quais foram divididas em três grupos, conforme o tipo de reposição hormonal que utilizaram: estrogênio transdérmico (adesivo de pele), estrogênio via oral (comprimidos) ou estrogênio por via vaginal.

    Os resultados do estudo demonstraram que as mulheres que utilizaram o estrogênio isoladamente, na reposição hormonal, independentemente da via, por períodos inferiores a cinco anos, não tiveram maior risco de desenvolver câncer de mama, em relação a população geral.

    Por sua vez, as mulheres que fizeram reposição hormonal com estrogênio isoladamente, por períodos superiores a cinco anos, apresentaram risco aumentado de desenvolver o câncer mamário. Da mesma forma, o risco foi maior independentemente da via de utilização do estrogênio.

    Com isso os autores concluíram que é seguro o uso de estrogênio na reposição hormonal, quando esta tem duração menor que cinco anos. Nas mulheres muito sintomáticas e que conseqüentemente necessitam de reposição por períodos mais prolongados, deve-se pesar o risco-benefício, do uso isolado do estrogênio.

    Existem outras opções de reposição hormonal no climatério, como a que utiliza associação de progesterona com estrogênio. Estas outras opções devem ser discutidas com o médico, uma vez que também apresentam indicações precisas.

    Fonte: Obstetrics & Gynecology 2006; 108: 1354 – 1360

    segunda-feira, 2 de março de 2009

    Dia Nacional do Turismo


    Segundo a Organização Mundial de Turismo, este é classificado como “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

    O sujeito que faz essa movimentação é considerado turista,ou seja, a pessoa que se desloca para um lugar diferente de onde reside ou de onde trabalha.

    O turismo é uma atividade prazerosa, que tras descanso ao corpo e à mente do turista, pois mesmo saindo a trabalho, tem a oportunidade de vivenciar momentos que fogem da sua rotina habitual.

    Mundialmente se falando, dados da OMT mostram que o turismo é uma atividade que corresponde a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, chegando a agitar US$ 3,4 trilhões. Dessa movimentação, gera crescimento em outros importantes setores da economia de uma região milhões de empregos e atinge grande impacto nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões em que ocorrem.

    No Brasil, o dia 02 de março é destinado o dia do turismo, onde movimenta a economia de várias cidades e regiões sendo: Rio de Janeiro – praias e carnaval; Salvador – cultural e carnaval; Aparecida do Norte – religião; Gramado – natal e festival de cinema; Pantanal Mato-grossense – ecológico; dentre outras. Nestas localidades, o turismo é responsável por melhorias nas estruturas físicas das mesmas, nas condições de vida da população e gerando mais empregos.

    O turismo pode ser dividido em diversas áreas como: aventureiro, cultural, negócios, ecológico, religioso e de terceira idade, onde cada um prioriza os aspectos mais relevantes.

    Fonte: Brasil Escola

    domingo, 1 de março de 2009

    Ser Criança.....


    Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
    sorrisos e brincadeiras.

    Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.

    Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio
    de pipocas.

    Ser criança é olhar e não ver o perigo.

    Ser criança é sorrir e fazer sorrir.

    Ser criança é chorar sem saber porquê.

    Ser criança é querer ser feliz.

    Ser criança é se esconder para nos preocupar.

    Ser criança é errar e não assumir o erro.

    Ser criança é pedir com os olhos.

    Ser criança é derramar uma lágrima para
    nos sensibilizar.

    Ser criança é isso e muito mais.

    É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se
    fácil com um simples sorriso.

    É nos ensinar que criança só quer carinho e afecto.

    É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas
    olharmos para uma criança.

    Que TODAS as crianças tenham um dia MUITO FELIZ!

    RETIRADO DO BLOG :http://jardimdospequeninos.blogspot.com/

    Beijos, Beijos da Super Ane Kids

    Boa Semana!! Seja Feliz!!

    Boa Semana!!


    SUPER ANE KIDS

    Sentimentos podem afetar Desempenho Escolar, mostra pesquisa


    Estudos já demostraram que adultos têm pior desempenho em testes e na resolução de problemas quando estão cansados, com fome ou chateados. Mas será que as crianças entendem essa relação?

    Pesquisa realizada pela Universidade de Washington e pela Universidade da Califórnia em Davis concluiu que elas compreendem a influência dos sentimentos só em certas circunstâncias.

    Os pesquisadores ouviram mais de 70 crianças de cinco a sete anos e um grupo de adultos para saber como elas se saíram ao sentirem diferentes emoções positivas e negativas (como felicidade ou tristeza) ou sintomas físicos (como sentir-se descansado ou com fome) e então se defrontarem com tarefas desafiadoras na escola.

    Crianças de todas as idades compreenderam que emoções negativas e estados físicos poderiam levar a um pior desempenho escolar. O fato de que crianças pequenas sabem que emoções negativas podem levar a um desempenho escolar pobre foi especialmente surpreendente, já que parentes e professores frequentemente focam no aspecto físico de se preparar para a escola e raramente falam sobre o lado emocional (por exemplo, advertindo as crianças para tentarem não ficar tristes).

    Em relação aos sentimentos positivos, entretanto, somente as crianças de sete anos reconheceram que eles podem melhorar seu desempenho escolar.

    Fonte: Folha Online

    Crianças ficam mais Doentes à Noite; Culpa é do Relógio Biológico


    Tudo está bem até que chega a hora de ir para a cama. O ouvido começa a incomodar, a respiração fica ofegante, a febre vai às alturas. Para completar o quadro desolador, o consultório médico está fechado e o pediatra não atende ao celular.

    Pode parecer muita falta de sorte, mas a situação é comum em casas com crianças. Muitos sintomas costumam piorar à noite, e essa situação tem explicação científica.

    O ritmo circadiano, conhecido como relógio biológico, é o grande responsável pelas noites em claro no quarto dos pequenos. "No estado de vigília, todos os sistemas orgânicos estão em prontidão e ação máximas, incluindo aqueles responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. À noite, esses sistemas ficam menos ativos, como se estivessem em estado de dormência", explica o pediatra Evandro Baldacci, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.

    Segundo ele, a ação dos mediadores anti-inflamatórios do organismo diminui na ausência de luz solar, facilitando a liberação da resposta inflamatória.

    "Por isso se tem mais febre à noite, a dor piora... E vale também para os adultos; o ritmo circadiano existe em todos nós", afirma o médico.

    Marco Aurélio Palazzi Safadi, coordenador do setor de pediatria do Hospital São Luiz e professor da disciplina na Santa Casa de São Paulo, explica que a queda no nível de cortisol no sangue durante a noite favorece o agravamento de alguns sintomas. "Principalmente aqueles relacionados aos brônquios, como asma e bronquite, que tendem a piorar", diz.

    Paralelamente, a histamina, que interfere nos processos alérgicos, está mais presente durante esse período, facilitando sintomas alérgicos diversos, como rinites e urticárias.

    Outro problema muito comum de madrugada são as crises asmáticas. De acordo com o pediatra Wellington Gonçalves, do Departamento Científico de Alergia e Imunologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), além da influência do relógio biológico, as crises "estão provavelmente relacionadas ao fato de [a criança] estar deitada, o que dificulta a drenagem das secreções pulmonares. A movimentação da musculatura que auxilia a respiração também fica limitada".

    Safadi também acredita na interferência da posição do corpo, que piora problemas como otite, sinusite e rinite. "Em pé, a gravidade facilita a drenagem dos líquidos. Quando a criança deita, a secreção mucóide pressiona as cavidades, causando mais desconforto e desencadeando tosse", diz.

    No caso dos asmáticos alérgicos, há outro fator desencadeante. "À noite, o contato com os alérgenos -colchão, travesseiro, cortina- é mais íntimo. A gente dorme com o inimigo, o ácaro que vive na nossa cama", afirma Gonçalves, da SBP.

    Noites no hospital

    A funcionária pública federal Luciana Frade, 38, mãe de Pedro, 4, e Júlia, 1, sabe bem do que o médico está falando. Ela já perdeu as contas das noites em que precisou levar o filho ao hospital com uma crise de asma. "Toda vez que fui ao pronto-socorro porque o Pedro estava com dificuldade de respirar, sem exceção, foi de madrugada", conta.

    O mesmo quadro pode ser observado em crianças que sofrem de rinite alérgica. Na crise aguda, deve-se abrir a janela do quarto, ir para a varanda e tomar um pouco de ar fresco. "Muitas vezes, só de se deslocar para o hospital já há uma melhora". A nebulização também pode ajudar a aliviar o quadro.

    Fonte: Folha Online

    Mamadeira precisa ser Esterilizada até os Nove Meses, diz Pediatra


    Pais, especialmente os de "primeira viagem", costumam ter dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene dos utensílios usados na alimentação do bebê.

    Uma delas diz respeito à necessidade de reservar uma panela só para a papinha. Para Maria Amparo Martinez Descalzo, pediatra do Hospital Santa Catarina, esse procedimento não é necessário. No entanto, panelas antiaderentes devem ser evitadas até os dois anos porque, ao serem aquecidas, podem liberar substâncias tóxicas para o bebê.

    Descalzo aconselha o uso de panelas de alumínio, aço inox ou ferro, que devem ser lavadas com água e detergente.

    Já as chupetas e mamadeiras precisam ser muito bem lavadas com água e detergente. O bico da mamadeira deve ser limpo também com uma escovinha apropriada. Segundo a pediatra, muitas mães usam uma escova para limpar a mamadeira, mas se esquecem do bico. "Aí não adianta, porque os restos de comida não saem."

    Esses objetos precisam ser esterilizados após cada uso até o bebê ter seis meses, e uma vez ao dia até completar nove.

    Deve-se colocá-los em uma panela com água fervente por dois minutos, desligar o fogo após esse tempo e deixá-los mais cinco a dez minutos na panela tampada. Após esse tempo, devem ser retirados com uma pinça e deixados para secar naturalmente. Segundo Descalzo, não é recomendável usar panos porque pode haver contaminação.

    Fonte: Folha Online

    O “h”


    Muito tem se falado sobre o “h”, que este sumiu definitivamente de algumas palavras. Bom, de acordo com o acordo ortográfico não se sabe que o “h” desapareceu assim sem deixar vestígios.

    Em Portugal, a palavra “húmido” recebia o “h” que, neste caso, foi suprimido. Mas, até então, é o único caso constatado, o qual não afeta diretamente a língua escrita no Brasil.

    O h mantém-se por etimologia nos casos que conhecemos: hoje, homem, humor, hora, haver, hélice, bem como nas adoções convencionais: hã?, hem?, hum!. Da mesma forma acontece com a supressão já consagrada: erva, ao invés de herva e também das interjeições: ah!, oh!.

    Nos casos de aglutinação, o “h” é englobado no seu precedente e desaparece: desumano, inábil, lobisomem, reabilitar, reaver.

    Vale lembrar que nos casos de palavra composta o hífen é empregado quando o segundo termo começa com “h”: pré-história, anti-higiênico, contra-haste, etc.

    Assim, nosso “som mudo” continua marcando presença, mesmo que caladinho no cantinho dele!

    Fonte: Brasil Escola

    Trema – é hora de partir!


    Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas.

    Lembremo-nos sempre de que o trema não é um acento e sim um sinal gráfico, apesar de estar na sequência da acentuação no acordo ortográfico. Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes.

    Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.

    Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não. Este fato não tem a ver com grafia e sim com fonética, ou seja, com o modo de dizer e não com o de escrever, tornando o trema desnecessário. Assim, por que continuaríamos sinalizando lingüiça, por exemplo?
    A supressão deste sinal afeta diretamente o Brasil, uma vez que os outros países que tem o português como idioma oficial não o utiliza.

    Abaixo o trema, viva a independência do ditongo!

    Fonte: Brasil Escola

    O Alfabeto Brasileiro e as 26 Letras!


    Finalmente, há um basta na indiferença! Os estrangeiros K, W e Y são oficializados cidadãos brasileiros através de nossa língua!

    Mas quem disse que eles já não faziam parte do idioma há muito tempo? Afinal, o impetuoso latim já mantinha certas relações, apesar de nada cordiais, com o discreto grego. Apesar disso, a língua que deu origem ao inglês, alemão e francês conseguiu infiltrar-se no ocidente. Mas enfim, a soberania latina não concedeu mais espaço à grafia advinda desta outra língua-mãe, até agora!

    Então, ker dizer ky agora poderemos escrever com “c” ou “q” ou “k” que será a mesma coisa ow então “i’ e “y” ow “u” e “w”? Definitivamente, não!

    Na verdade, as três letras estão oficialmente em nosso alfabeto, mas restritas ao uso nos casos que existem atualmente:

    • Em nomes próprios de pessoas e derivados: Franklin, Kant, byroniano, Taylor, etc.
    • Em símbolos, abreviaturas, siglas e em palavras que foram adotadas como unidades de medida internacionais: km (quilômetro), K (potássio), W (watt), kW (kilowatt), www (world wide web)

    Quanto às palavras estrangeiras já incorporadas no nosso idioma, como: show, download, sexy, shampoo, lan house, etc., o novo acordo não deixa nada especificado, contudo, é bom verificar no dicionário se tais termos foram normatizados na língua. Por exemplo: a palavra “shampoo” já possui correspondente brasileira “xampu”, agora, o vocábulo “show” encontra-se nessa mesma grafia e significa espetáculo de teatro, música.

    Seria muita hipocrisia ter estampado nas propagandas em placas, quer dizer, out-doors e nas televisivas, em nomes de salões de beleza, “Beauty hair”, ou de lojas de materiais para carro, “Car express” e não darmos as boas vindas ao nosso estrangeirismo! Não vamos mais torcer o nariz para o k, w e y! Ora, eles não tem culpa de sermos tão hospitaleiros, afinal, não incorporamos só letras em nossa linguagem, mas palavras inteiras!

    Por isso, sejam muito bem-vindos Mister K, Mr. W e Mr. Y! E vamos “dar um off” nesse assunto!

    Fonte: Brasil Escola

    Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa


    Muito se falou e se fala sobre a nova reforma na língua portuguesa. Alguns são a favor, mas pelo que se vê, a maioria é contra. Há uma crise pessoal diante da mudança ortográfica: como vou escrever e ler de forma diferente?, Como vou aprender algo que já tenho como certo e que agora está errado? Como vou ensinar os meus filhos a falar se a pronúncia está diferente?

    Alguns desses pensamentos sobre o acordo ortográfico estão equivocados, principalmente o da última pergunta! É importante saber que o modo como as palavras são pronunciadas continua da mesma maneira, bem como o vocabulário e a sintaxe (a organização dos termos na oração).

    A respeito do tempo para saber o que é certo e errado com a nova lei, foi assinado, em 29/09/08 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um decreto que estabelece algumas normas durante o período de transitoriedade para a nova grafia, o qual iniciou-se em 1º de janeiro de 2009 e vai até 31 de dezembro de 2012. Durante este tempo, conviverão as ortografias anterior e prevista.

    Este decreto de nº 6583 contou com a participação daqueles que entraram em contato até setembro/08 com o Ministério da Educação através de um e-mail disponibilizado no site deste órgão federal. Por meio deste contato, qualquer cidadão poderia dar sugestões para serem incorporadas no decreto de transição e também esclarecer dúvidas sobre a nova lei na ortografia.

    A reforma ortográfica era para entrar em vigor desde 1990, no entanto, somente três países tinham assinado o protocolo modificativo do Acordo Ortográfico: Brasil, Cabo Verde e Portugal. Em julho de 2004 houve uma ratificação do mesmo que regulamentou a concordância de apenas três países quanto à reforma ortográfica para que a mesma pudesse vigorar.

    De acordo com o Ministério da Educação, o acordo ortográfico visa simplificar e aprimorar a língua em todos os países da comunidade lusitana. Além disso, o governo poderá reforçar acordos de cooperação entre os países que falam português, como ampliar o acordo de ensino com o Timor Leste, por exemplo.

    Segundo o ministro da educação Fernando Haddad, os livros didáticos serão substituídos por outros atualizados com as novas regras ortográficas. A pretensão é de que em 2010 os alunos de 1º a 5º ano estejam com os novos materiais didáticos, seguidos do 6º ao 9º ano em 2011 e o ensino médio em 2012.

    Todo processo de mudança exige adaptação e há fatores positivos e negativos. Porém, este acordo, com certeza, trará a unificação da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) e, portanto, mais união. A cultura será valorizada por meio de novas bibliografias lusitanas que agora poderão ser utilizadas, por exemplo.

    Devemos pensar a reforma por um lado positivo, do sentido de unidade e cooperação que ela traz. Não estamos nos privando de nosso dialeto, ao contrário, estamos nos aproximando de nossos irmãos de língua e excluindo as barreiras culturais existentes entre os países que têm o português como idioma oficial, os quais não são poucos: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

    Fonte: Brasil Escola

    Acento circunflexo - O que muda


    A respeito do acento circunflexo, algumas regras mudaram. Vejamos:

    1. Não existe mais acento circunflexo nas formas verbais paroxítonas que possuem o “e” tônico fechado em hiato na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo. Isso ocorre com os verbos: crer, dar, ler, ver e seus derivados, como: prever, reler, descrer, etc.

    Assim, o certo era: crêem, dêem, lêem, vêem, relêem, prevêem.

    Agora, fica: creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

    Importante: A acentuação dos verbos ter e vir e seus derivados não modifica: eles têm, eles vêm.

    2. De igual modo, o acento circunflexo deixa de existir na vogal tônica “o” de palavras paroxítonas, assim como: enjoo, povoo, voo, abençoo, perdoo.

    3. O acento circunflexo ou agudo será aceito em palavras proparoxítonas, cujas vogais tônicas sejam “e” ou “o” no final de sílaba e seguidas nas consoantes nasais “m” e “n”, conforme a pronúncia na norma culta.

    Por exemplo: a palavra fenômeno/fenómeno tem a vogal tônica “o” que termina a sílaba “no” (fe –no- me- no), a qual é seguida da consoante nasal “m” (me), assim, este vocábulo poderá vir grafado ou com acento circunflexo ou com agudo, dependendo da língua culta. Dessa maneira, no Brasil a pronúncia culta é feita com timbre fechado e, portanto, é mais certo que acentuemos tal palavra com circunflexo: fenômeno.

    De acordo com essa regra acima, também podemos apontar: acadêmico/académico, gênero/género, tônico/tónico, blasfêmia/blasfémia, fêmea/ fémea, anatômico/anatómico, gênio/génio, tênue/ténue, cômodo/cómodo, Amazônia/Amazónia.

    Fonte: Brasil Escola

    Considerações Gerais


    Depois de muito chorar após a notícia das mudanças ortográficas, os brasileiros podem confortar-se diante do fato de que nossos irmãos de língua, os portugueses, estão passando por agruras ou “agrrrurash” muito maiores.

    Como assim: nos contentar porque nossos ex-compatriotas estão em problemas não é falta de cordialismo e solidariedade? Bom, nesta situação, está mais para não reclamar do seu problema antes de olhar a condição da pessoa do seu lado ou, neste caso, da do outro lado do oceano. Isso sim, seria falta de compaixão!

    Bom, vejamos, além da eliminação do “h” nas palavras “húmido” e “herva”, os lusófonos deverão desaparecer com o “c” e “p” mudos, ou seja, não pronunciados nas palavras. Sim, os que nunca se pronunciam não tem vez nem no idioma!

    Assim, a acção de mudar vai ter que ser colectiva, mas creio que não menos aflicta, pois nem toda mudança é assim tão exacta e imediata! Então, creio que nossos irmãos portugueses vão, primeiramente, baptizar as novas regras e, depois, torcer para que os directores de toda essa agitação não mudem mais nada!

    Nessas circunstâncias, sobrou para Portugal!

    Fonte: Brasil Escola

    Acento Agudo


    Acento agudo

    Antes de explicitar o que muda no acento agudo, vamos ratificar duas significações: ditongo e hiato. O primeiro é o encontro de duas vogais pronunciadas em um único som, já o segundo é a sequência de vogais pertencentes a sílabas diferentes.

    O acento agudo deixa de existir em alguns poucos casos, vejamos:

    • Paroxítonas:

    1. Nas palavras paroxítonas, ou seja, nos vocábulos cuja tonicidade recai na penúltima sílaba, os ditongos abertos ei e oi que eram acentuados, não são mais. Este fato é justificado na existência de oscilação entre a abertura e fechamento na articulação destas palavras. Assim, alguns termos que hoje se escreve de um jeito toma novo formato ortográfico, como: assembleia, ideia, jiboia, proteico, heroico, etc. Já outros, continuam como são: cadeia, cheia, apoio, baleia, dezoito, etc.

    Porém, o acento agudo permanece nas oxítonas (vocábulos cuja tonicidade incide na última sílaba) e nos monossílabos tônicos com ditongos abertos –éi, -éu ou oi, seguidos ou não de –s: papéis, herói, remói, anéis, ilhéus, chapéu, etc.


    2. Nas palavras paroxítonas com hiatos formados com i e u, sendo que a vogal anterior a estas faz parte de um ditongo, ou seja, quando são precedidas de ditongo. Dessa forma: feiúra passa a ser feiura, baiúca passa a ser baiuca.

    Entretanto, as vogais i e u, oxítonas ou paroxítonas, continuam a ser acentuadas se a vogal que antecede estas não formar ditongo: saída, cafeína, egoísmo, baía, ciúme, recaída, sanduíche, Piauí, etc.

    3. Nos verbos em que o acento tônico incide na raiz, com as consoantes g ou q precedendo a vogal tônica u. É o caso de: arguir e redarguir: arguo, arguis, argui, argúem, e assim por diante.

    Fonte: Brasil Escola

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