quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Adaptação Escolar: Estresse para Mães e Filhos



Ao se falar de adaptação escolar não se está focando somente à criança. Os pais, tanto quanto a criança, também se sentem angustiados e acabam ficando estressados com o fato.

O primeiro contato com a escola pode vir envolvido em várias atitudes, na maioria das vezes, prevista pelos profissionais da educação. Tanto a criança quanto a mãe/pai sente ansiedade, medo e insegurança. Todos estes sentimentos são normais, afinal é uma experiência nova que será vivida e compartilhada entre ambos.

A criança começará a frequentar um lugar, até então para ele estranho, e também estará experimentando a separação. A separação parece ser um episódio ruim, mas na verdade estará fortalecendo o desenvolvimento emocional. A vida é repleta de encontros e separações. A escola não é diferente. Ela promoverá encontro com crianças da mesma idade e um ambiente todo voltado à criança e promoverá a separação, por pouco tempo, da família.

Estas mesmas angústias são vividas pela mãe. Ocorre que a mãe tem que se manter segura para passar segurança para seu filho. A criança da Educação Infantil passará a freqüentar um local totalmente preparado para ela. Tudo ali é do tamanho dela, bem colorido, cheio de objetos interessantes e motivadores. É na escola que ela iniciará a sua convivência numa sociedade mais ampla da até então convivida - a família.

Os pais ocupam papel importantíssimo nessa experiência e devem dar todo o apoio, interesse, ajuda e motivação. Toda criança irá enfrentar o "primeiro dia de aula" e terá que absorver que a separação existente é momentânea e que, com certeza, sua mãe não a está abandonando e que logo voltará para buscá-la. Como a criança pequena não tem noção de tempo, o período que a mãe a deixará na escola significará um abandono total. Porém, à medida que ela for percebendo que sua mãe a deixa ali, mas logo volta para buscá-la, ela começará a se sentir segura e então se soltará e começará a participar da rotina da escola mostrando que venceu o período de adaptação.

É justamente para transmitir esta segurança que a mãe tem que estar segura e mostrar para o filho que logo ela volta. E tem que voltar mesmo, procurando no início chegar um pouco antes da saída dos outros coleguinhas, porque se a criança em adaptação percebe que os amiguinhos estão indo embora e ela não, então pensará que foi abandonada. Por isso, mãe, não se atrase para buscar seu filho nos primeiros dias de aula, mesmo que seu filho já tenha ido para a escola no ano anterior. Este respeito é muito importante.
Por Cybele Meyer
Fonte: Brasil Wiki!












0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios