quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Redução no tráfego pode melhorar saúde respiratórias das crianças, confirma estudo


A adoção de estratégias para reduzir o tráfego de veículos nas grandes cidades, como o rodízio praticado em São Paulo, poderia ajudar a saúde pulmonar das crianças, principalmente daquelas com problemas respiratórios, indica pesquisa do Instituto Nacional do Coração e do Pulmão da Inglaterra. "Essas descobertas potencialmente oferecem diretrizes valiosas para outras cidades planejarem intervenções de larga escala no tráfego", destacaram os autores.

Os pesquisadores avaliaram a função pulmonar de quase 1,4 mil crianças de seis a dez anos antes e após a adoção da Estratégia de Transporte de Oxford em 1999 – grande intervenção no tráfego para reduzir os congestionamentos, incluindo proibição de tráfego de veículos em algumas ruas. E observaram significativas melhoras nos testes de pico do fluxo expiratório dos participantes após a intervenção no trânsito.

As análises mostraram que os mais beneficiados com a mudança foram as crianças com asma e aquelas cujos pais eram de uma classe social inferior – principalmente as que viviam em vias cujo tráfego sofreu maiores reduções. "Crianças com asma podem ser particularmente sensíveis à poluição do ar, enquanto é possível que fatores como nutrição ruim deixem as crianças menos abastadas mais vulneráveis aos efeitos respiratórios do ar poluído", explicaram os pesquisadores.

De acordo com os especialistas, os resultados indicam que uma redução no tráfego está associada com melhor saúde respiratória das crianças. "Qualquer mudança é pequena, mas provavelmente valiosa quando aplicada a uma grande população".

Fonte: Boa Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios