domingo, 7 de março de 2010

Pesquisa revela má qualidade da dieta dos bebês brasileiros


Uma das grandes certezas da vida é a de que os pais desejam dar aos filhos tudo do bom e do melhor. Poderiam, então, começar pelo básico: oferecer comida de boa qualidade quando os herdeiros ainda são bebês, algo que não ocorre de acordo com um estudo inédito da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

O documento, que será publicado no "Jornal de Pediatria", mostra que a família brasileira está oferecendo alimentos cheios de gordura, açúcar, sal, corante e outros aditivos alimentares para bebês com quatro meses de idade.

Participaram do estudo 179 crianças, entre quatro e 12 meses, de famílias das classes A, B e C de São Paulo, Curitiba e Recife. O objetivo era saber o que elas comiam durante sete dias. As mães foram orientadas a anotar tudo em uma planilha.

No meio da papelada, apareceram lasanha pré-pronta congelada, macarrão instantâneo, refrigerante, salgadinho tipo batata chips, chocolate, suco artificial e muita bolacha recheada. Os bebês também bebem muito leite de vaca.

Nenhum dos alimentos citados acima deve entrar na alimentação dos bebês de até um ano de idade por terem baixo valor nutricional (engordam, mas não nutrem), serem ricos em gordura (inclusive trans), açúcar e sal. No caso do leite de vaca, por ser inadequado.

Maus hábitos

Outra constatação do estudo: os maus hábitos alimentares são generalizados. "Bebês dos três extratos socioeconômicos das cidades pesquisadas comem muito mal", diz Roseli Sarni, presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP e uma das autoras.

"A alimentação da criança é reflexo da alimentação da família. Se a família tem hábitos não saudáveis, como o alto consumo de sódio (do macarrão instantâneo), de carboidratos simples (balas, doces) e de gorduras, a criança também terá."

Sarni suspeita que os pais careçam de informações sobre alimentação saudável, tanto para o bebê quanto para a família. "A falta de educação alimentar e nutricional aliada às práticas de marketing faz com que os pais se percam na hora da escolha alimentar."

A pediatra defende a adoção de políticas de educação nutricional e uma rigorosa legislação
sobre a produção de alimentos para a mudança do panorama.

Self-service

Além de falta de educação alimentar, de ler e não entender os rótulos, Sarni suspeita que outro fator contribui para a má qualidade da comida infantil: os pais não sabem cozinhar. Fernanda Oening, 30, é adepta assumida do self-service.

"Nem sei como será quando a Clara começar nas papinhas, pois não tenho a menor intimidade com fogão e panelas", diz ela, que busca informações em sites ou com a mãe para não oferecer comida cheia de gorduras, sal ou açúcar à filha de cinco meses e meio.

Em breve, Clara entrará no mundo das papas de carne e legumes e é nessa etapa que moram todas as dúvidas de Fernanda. "Será que poderei usar sal, carne? Quantos legumes eu terei de colocar?", questiona.

Especialistas entrevistados pela Folha responderam a essas questões. E também às dúvidas sobre as mudanças que vêm sendo recomendadas desde 2008 pela SBP sobre as primeiras papinhas infantis, como a liberação do peixe e do ovo já aos seis meses de vida.

O peixe e o ovo só entravam no cardápio infantil entre oito e dez meses, pois contêm proteínas alergênicas. "Analisando trabalhos científicos, verificamos que não haveria limitação na introdução desses alimentos na dieta das crianças a partir dessa idade", explica Sarni.

Para Mauro Toporovski, pediatra da Santa Casa de São Paulo, as mães não precisam restringir a oferta por medo de uma reação alérgica.

Como toda mudança, essa também vem sendo adotada com cautela pelos pediatras. "Eles ainda têm muitas dúvidas sobre se podem, para quem pode e a partir de quando podem indicar", diz Sarni.

Fonte: Folha Online

Veja 20 respostas sobre alimentação de bebês


Especialistas esclarecem as 20 principais dúvidas sobre o cardápio infantil.

1 - Posso dar peixe na primeira papinha?

Sim, mas somente para criança a partir dos seis meses. Se o bebê não tem essa idade, melhor aguardar. "Antes da introdução dos alimentos que podem causar reação alérgica é preciso avaliar antecedentes de alergia na família", diz Roseli Sarni, da SBP. Em geral, ela afirma, a aceitação ao peixe tem sido muito boa e sem relatos de reação alérgica.

2 - A reação alérgica ao peixe é comum?
Não. Cerca de 2,5% da população infantil pode desenvolver alergia ao leite, 1%, ao ovo e menos de 0,5%, ao peixe. "O peixe é uma ótima fonte proteica, com ferro que é bem absorvido pelo organismo", diz Mauro Toporovski, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

3 - Quais peixes são os mais adequados?
Os macios e sem espinhas, como cação e porquinho. Podem também os que são fonte de ômega 3 (salmão), gordura poli-insaturada importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central, da retina e na prevenção de doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. "A presença dessa gordura também facilitaria ao organismo ter tolerância aos alimentos", explica Roseli Sarni.

4 - Dá para iniciar a papinha com ovo?
Sim. Já se pode incluir o ovo cozido inteiro (ou metade), bem amassado. É uma boa fonte de gordura e de colesterol bons se oferecido entre duas e três vezes na semana. Mais do que isso há excesso de colesterol. O ferro do ovo é pouco absorvido pelo organismo e não é fonte de zinco, portanto, ele não substitui as carnes.

5 - Pode colocar carne em pedaços?
Sim. Caso não seja possível desfiar ou amassar a carne, ela pode ser desmanchada no liquidificador. Quando o bebê conseguir mastigar, a carne é oferecida em pedacinhos. "O ferro da carne, vermelha ou branca, é quase três vezes mais absorvido pelo organismo do que o das leguminosas e hortaliças", diz Mauro Toporovski.

6 - Há diferença nutricional entre a papinha feita só com caldo de carne e a feita com pedaços?
Sim. A nutricionista Tânia Rodrigues, diretora da RG Nutri, de São Paulo, explica que em 30 gramas de carne há cinco gramas de proteínas. Uma papa sem carne não tem o nutriente essencial para o crescimento do bebê. "Cerca de 50% da formação celular das crianças dessa idade vêm da proteína", diz. As proteínas são essenciais para a multiplicação das células de ossos, pele, cabelo, unhas e órgãos.

7 - Quais carnes vermelhas são mais indicadas?
Músculo, além de patinho, coxão mole, alcatra e fraldinha.

8 - Famílias vegetarianas podem dar apenas papinha sem proteína animal?
Famílias que não comem nem carne branca nem ovo necessitam de acompanhamento nutricional com especialistas para evitar que a criança tenha deficiência de ferro. Segundo a SBP, a partir do sexto mês cerca de 70 a 80% de ferro e zinco que o bebê precisa devem vir de comidinhas saudáveis, e não do leite. O alimento mais eficaz para um aporte rápido desses minerais é a carne.

9 - O que é melhor: dar um ingrediente por vez ou misturar tudo?
A papa de transição deve ser misturada para o bebê se acostumar à consistência e à textura. Entre oito e nove meses, se inicia a separação dos alimentos.

10 - Pode usar sal?
Nunca. Os alimentos e o leite já contêm sódio que supre as necessidades diárias do bebê até um ano de idade. "Pode colocar essa resposta em letras bem grandes porque é muito difícil convencer mães, cozinheiras, babás e avós a evitar o sal na papinha, pois os brasileiros gostam de comida salgada", diz Mauro Toporovski.

11 - Quais temperos podem ser incluídos?
Salsa e cebolinha, cebola e um fiapo de alho.

12 - Pode colocar óleo?
Sim. Um fio de óleo vegetal, que não contém colesterol, quando a papa está pronta. "Em geral, quando se faz um refogado, a queima do óleo produz uma substância que é irritante para a mucosa gástrica (a parte interna do estômago) para os adultos e em particular para os bebês", explica a nutricionista Tânia Rodrigues.

13 - O que é proibido?
Temperos prontos, em tabletes ou pó. Atenção com espinafre, beterraba, rabanete, erva-doce. "Quando esses alimentos são reaquecidos, os nitratos presentes neles são convertidos em nitritos e nitrosaminas, substâncias carcinogênicas", diz Roseli Sarni.

14 - Quais são as sobremesas mais indicadas para os bebês? Por quê?
Os purês de frutas cozidas sem açúcar, como o purê de maçã. Também se pode oferecer salada ou sorvete de frutas sem açúcar e feitos em casa. "Se a mãe quiser variar a sobremesa, deve mudar a forma de preparo ou apresentação da fruta", diz Roseli Sarni.

15 - Por que dar apenas frutas de sobremesa?
Porque é a sobremesa ideal para atingir as porções necessárias para serem ingeridas num dia. Melhor ainda que sejam frutas ricas em vitamina C, como a laranja, para ajudar na absorção de ferro. Além disso, elas estimulam a mastigação e o bom funcionamento intestinal, pois também fornecem fibras. Roseli Sarni explica que nesse período o paladar infantil está sendo moldado e se a criança comer mais alimentos doces do que os de qualquer outro sabor pode criar um padrão e aceitar apenas comidinhas doces. Ou seja, quando a criança tiver de comer "os verdes" será um perrengue, porque o paladar dela prefere bolo, bala e bolacha recheada.

16 - Então, não pode dar bolacha recheada?
Nunca antes de a criança completar dois anos. Segundo Tânia Rodrigues, nutricionista da RG Nutri, dar alimentos saudáveis favorece o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, a aceitação de sabores salgados, amargos e azedos. E esse tipo de bolacha costuma ser "recheado" de açúcar e gordura.

17 - Não é para dar nenhum tipo de bolacha?
Pode dar, sim. Os biscoitos simples, como os de água, que, quando liberados pelo pediatra, podem ser incluídos nos lanches da manhã ou da tarde com sucos de frutas. "Esse tipo de biscoito sem recheio e com sabor suave, assim como o pão francês amanhecido, ajudam no estímulo à mastigação", diz Tânia Rodrigues.

18 - Bebês podem comer gelatina artificial?
Não, porque são alimentos extremamente ricos em açúcar refinado, corantes ou conservantes e edulcorantes (mesmo a versão normal). "As gelatinas não são recomendadas em uma alimentação saudável", afirma Roseli Sarni.

19 - Pode-se oferecer água ou suco para o bebê matar a sede após a papinha?
"Nas fases iniciais de introdução da alimentação complementar, antes da plena aceitação, recomenda-se leite materno", explica Roseli Sarni. Quando o aleitamento materno exclusivo termina, o bebê que já se acostumou com a papa de legumes e carne pode beber água nos intervalos das refeições e nos dias mais quentes.

20 - Por que manter a oferta de leite materno após a papinha?
Segundo Sarni, além de ser um alimento completo, há estudos mostrando que o leite materno protegeria o bebê de reações alérgicas à comida nesse período de transição. "Mas isso é controverso, pois há documentos indicando que o leite materno não teria esse efeito protetor." A oferta do leite materno após a papa ocorrerá por um curto período de tempo, até o bebê se acostumar à refeição.

Fonte: Folha Online

A Super Ane deseja saúde para o seu filho a fim de que ele faça a diferença no mundo.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Educação - Alunos voltam às aulas e encontram novidades no calendário escolar


Aproximadamente 1,4 milhão de alunos e 62 mil professores voltam às aulas nas 2.136 escolas da rede pública estadual nesta segunda feira (8). Conscientizar e estimular a participação dos pais para que acompanhem o desempenho escolar dos estudantes está entre as principais recomendações da Secretaria de Estado da Educação para o ano letivo de 2010.

“É preciso que os pais participem da vida escolar de seus filhos desde o começo do ano. Eles devem procurar a escola para, juntos, enfrentar o mais cedo possível as eventuais dificuldades que o estudante apresente”, recomenda a secretária estadual da Educação Yvelise Arco-Verde.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), seguindo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aumentou o período das férias de inverno como forma de prevenção do vírus da Influenza A H1N1 (Gripe A). O calendário prevê recesso de 19 de julho a 15 de agosto.

A secretaria da Educação Yvelise Arco-Verde reafirma a educação como prioridade deste governo e ressalta o papel fundamental da escola na vida das crianças e adolescentes. “O ambiente escolar deve proporcionar aprendizado com qualidade com o objetivo de promover acesso e permanência do estudante e formar cidadãos conscientes e críticos”.

Ela destaca ainda a importância da participação de professores, pedagogos e funcionários na semana pedagógica, que aconteceu de quarta (3) a sexta-feira (5). “Foram três dias dedicados à avaliação e planejamento das ações da Seed, além da organização das atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo”.

As 28 mil salas de aula da rede estadual estão informatizadas e equipadas com aparelhos de TV Multimídia para receber professores e alunos. As TV´s e os computadores, juntamente com os livros didáticos são materiais que auxiliam o ensino-aprendizagem nas salas de aula. Os alunos têm também a oportunidade de participar do Viva Escola, do Fera Com Ciência e dos Jogos Colegiais.O Programa Viva a Escola possibilita a expansão de atividades pedagógicas como complementação curricular. O Fera Com Ciência inclui atividades esportivas e culturais ao currículo dos alunos e os Jogos colegiais – considerado o maior evento esportivo da América Latina – contribui para a qualidade de vida e promove a inclusão social.

A Secretaria da Educação coloca à disposição da comunidade o telefone

0800 – 416322 para orientações e dúvidas sobre o início do ano letivo nas escolas estaduais.


Fonte: diaadiaeducacao.pr.gov.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lista de material escolar deve conter apenas produtos relacionados ao ensino


Com o início do ano letivo as escolas costumam entregar a lista de matérias que o aluno utilizará durante as atividades pedagógicas. Porém, alguns itens citados na lista não fazem parte do material obrigatório a ser entregue, mas esta informação consta do conhecimento de todos.

Segundo a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Lucineia da Costa, os pais devem ficar atentos para a lista de material didático que as escolas solicitam a cada início de ano. “O que não for utilizado durante o ano, deve ser devolvido aos pais. Caso a escola se recuse a receber o material ou a não devolvê-lo procure o PROCON de sua cidade”, alerta a tutora.

De acordo com Ricardo Pires, do Órgão de Defesa do Consumidor, é completamente irregular a exigência de material de uso coletivo, de limpeza, ou mesmo administrativo, pois os mesmos não são destinados exclusivamente ao ensino do aluno. Ele afirma que o uso destes produtos já está incluso na mensalidade e a compra deles pelos pais simboliza o pagamento duplo pelos mesmos itens.


Fonte: Portal Educação

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Um Especial de Natal da Super Ane


"Natal é época de presentear as pessoas com sinceridade, amor, carinho, com palavras de sabedoria que possam abrir os olhos daqueles que ainda não conseguem ver a beleza dessa data tão especial"

ESPECIAL DE NATAL DA SUPER ANE

  • Artigos de Natal


  • Dicas de presentes de Natal 


  • Músicas Natalinas


  • Receitas de Natal


  • Receitas de Natal Light


  • Símbolos do Natal


  • Sobremesas de Natal


  • Sobremesas de Natal Light



  • Desejos de um maravilhoso Natal e muita, mas muita alegria no ano de 2010!

    domingo, 11 de outubro de 2009

    Comer Fibras Pode Ajudar a Emagrecer


    "Em busca de uma alimentação saudável e do combate a obesidade, estudiosos da área de nutrição e vários médicos desenvolveram pesquisas em sociedades pouco industrializadas, com alimentação rica em fibras, e descobriram a ausência de obesidade nestas sociedades. A partir daí, o poder emagrecedor das fibras vem ganhando força e fama".

    Introdução

    A explicação para isso é extremamente simples: ao ingerirmos cereais, leguminosas, arroz, batatas, raízes e frutas, diminuímos, como conseqüência, o consumo de carnes, gorduras e açúcares - o que já seria um fator importantíssimo para manter o peso.

    Neste caso, as fibras desempenham também outro papel: regulam a assimilação de gorduras e açúcares no organismo, pois aprisionamos moléculas de gordura e colesterol presentes em nosso sangue.

    As fibras proporcionam um grande efeito de saciedade. "Comer fibras dá a sensação de que estamos com o estômago cheio". Isto, porque, no estômago, as fibras incham como esponjas e algumas delas, como farelo de trigo, por exemplo, podem reter quatro vezes seu peso em líquido.

    Por isso, comemos menos e temos fome menos rapidamente, pois elas permanecem no estômago durante um bom tempo depois de ingeridas. No final da digestão, desencadeiam outro saudável processo: aceleram os movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre.

    Existem também outras vantagens. Como as fibras estão presentes em alimentos de consistência mais dura, é preciso mastigá-los muito bem. Pois são exatamente a mastigação e a deglutição que enviam ao cérebro os primeiros sinais de saciedade.

    Assim, além de comermos mais devagar - o que é ótimo para uma boa digestão - também ficamos satisfeitos mais depressa.

    Apesar de todos esses benefícios, no entanto, não é aconselhável entrar de cabeça numa dieta composta apenas por fibras. Em primeiro lugar, porque nenhum alimento tem isoladamente a capacidade de fazer emagrecer.

    Em segundo, porque comer alimentos fibrosos pode acabar dilatando o estômago, em função do efeito-esponja desenvolvido pelas fibras. Depois de algum tempo, teremos necessidade de comer mais do que antes, o que eliminaria qualquer efeito positivo de uma dieta emagrecedora. Por último: alguns tipos de fibras freiam a assimilação de cálcio e das vitaminas A, D, E e K.

    Para obter das fibras tudo o que elas podem trazer de bom, é preciso saber ingeri-las. Integradas numa dieta pobre em calorias, elas certamente vão ajudar a controlar o peso.

    Mas não esqueça que se você preparar alimentos que contêm fibras de maneira inadequada - fritos ou acompanhados de queijo, creme de leite ou manteiga - vai aumentar sua cota de calorias e prejudicar a dieta. Introduzir o consumo e fibras, pouco a pouco, na alimentação diária é, portanto, a melhor medida para perder alguns quilos.

    Principais alimentos que contêm fibras e como utiliza-los corretamente em sua dieta

    Verduras e Legumes:
    Ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Prefira come-los cru, pois o cozimento abranda o poder das fibras. Ex.: acelga, couve, brócolis, espinafre.

    Leguminosas:
    São basicamente os grãos (feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico). Deixe de molho antes de cozinhar e não use produtos muito gordurosos, como toucinho, na hora de preparar.

    Cereais Integrais:
    Substitua o pão e arroz branco por integrais. No café da manhã, outras ótimas alternativas são os flocos de aveia, granola, Musli. Mas prefira os que têm pouco ou nenhum açúcar. Ex: milho, massas integrais.

    Frutas:
    Para aproveitar as fibras das frutas, coma-as com casca, semente e bagaço. Se fizer suco, não coe. Ex.: figo, damasco, abacaxi, morango.

    Farelo de Trigo:
    Um dos alimentos mais ricos em fibras. Misture-o ao iogurte, suco ou leite. Ou polvilhe sobre sopas, saladas e frutas.

    Carboidratos Benéficos:
    As fibras, substâncias próprias do reino vegetal, são encontradas no envoltório de cereais, verduras, leguminosas e frutas.

    Compõem-se principalmente de grandes moléculas de carboidratos complexos.

    Sua principal característica é a de não serem completamente digeridas pelo organismo humano. No estômago podem transformar-se numa espécie de gelatina que aumenta de volume (as chamadas solúveis) ou ajudam simplesmente a formar o bolo estomacal, atravessando o intestino intactas (insolúveis).

    A divisão em solúveis e insolúveis serve para distinguir outras características das fibras. Segundo estudos, os solúveis têm o poder de diminuir a assimilação dos açúcares e das gorduras pelo organismo. As chamadas insolúveis melhoram consideravelmente o trânsito intestinal.

    Trabalhos recentes mostram que as fibras têm também papel importante na diminuição do nível de colesterol. Além disso, retardam o aparecimento de divertículos do cólon intestinal e favorecem o controle dos diabetes.

    Os nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias diárias, algo em torno de 20 gramas de fibra por dia.

    Alimentos e Fibras

    Veja o teor de fibras encontrados nas verduras, legumes, grãos, frutas e cereais:

    Verduras e Legumes

    1 prato de espinafre 18,50 g
    300 g de alho-poró 8,93 g
    1 prato de brócolis 8,00 g
    1 prato de cenouras 5,60 g
    1 prato de couve-bruxelas 5,60 g
    1 prato de repolho 5,40 g
    1 prato de acelga 5,30 g
    1 alcachofra 5,00 g
    1 prato de couve 4,60 g

    Cereais

    1 lata pequena de milho 8,50 g
    60 g de massas integrais 5,40 g
    60 g de Muslim 4,40 g
    50 g de pão integral 4,20 g
    60 g de arroz integral 2,00 g
    1 colher de café de farelo de trigo 2,00 g
    40 g de flocos de aveia 2,80 g
    60 g de massas normais 2,00 g
    50 g de baguete 1,30 g
    60 g de arroz branco 0,80 g

    Grãos

    1 prato de feijão 7,60 g
    1 prato de ervilha seca 6,90 g
    1 prato de grão-de-bico 6,80 g
    1 prato de lentilhas 3,50 g

    Frutas

    50 g de figos secos 9,10 g
    100 g de framboesas 7,40 g
    50 g de tâmaras 4,30 g
    10 g de damasco seco 4,00 g
    40 g de avelãs 3,60 g
    1 fatia de abacaxi 3,60 g
    1 abacate 3,30 g
    40 g de azeitonas pretas 3,20 g
    100 g de morangos 3,10 g
    1 maçã (com casca) 3,00 g
    150 g de ameixas 3,00 g

    Esclarecimentos

    A melhor opção é buscar a orientação de um médico ou especialista em nutrição antes de começar uma dieta baseada com fibras, somente estes profissionais podem fornecer uma dieta equilibrada.

    Fonte: Folha Online

    terça-feira, 22 de setembro de 2009

    Hidratante e filtro solar incorretos levam à acne em adultos


    O uso de produtos inadequados está estendendo aos adultos uma queixa comum na adolescência. A acne, geralmente vinculada ao descontrole hormonal e de oleosidade dos jovens, também tem sido provocada por hidratantes e protetores solares nas peles mais maduras.

    "Esses produtos podem induzir à acne medicamentosa, mantendo o problema em uma faixa etária em que não deveria mais existir", afirma Omar Lupi, presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

    A famosa espinha é o problema de pele mais citado pelos brasileiros, segundo pesquisa do projeto DermaBrasil, divulgada hoje. Das 1.500 pessoas ouvidas em 11 cidades brasileiras, 56,4% afirmaram que têm ou já tiveram espinhas.

    Segundo Lupi, boa parte dos casos pode ser explicada por outros dados da pesquisa que refletem a autoindicação de produtos. Das pessoas que usam filtro solar, apenas 18,4% o fazem com indicação médica. E o percentual é bem menor para hidratantes corporais (4,1%) e hidratantes faciais (6,9%).

    "Quem se automedica para filtro solar pensa no preço, mas é preciso que o produto seja adequado à pele --e não é apenas uma questão de cor", diz o dermatologista. A oleosidade do produto, que pode ser em creme, loção ou gel, deve ser considerada, assim como o fator de proteção. "Os fatores mais altos tendem a ser mais oleosos."

    Proteção diária

    A pesquisa, parceria da SBD com a TheraSkin, mostrou ainda que 38,4% dos brasileiros usam protetor solar --13% o fazem diariamente.

    "O número não é ruim. Mesmo nos países mais desenvolvidos o uso correto não é feito", considera Lupi.

    O Rio de Janeiro e a região Nordeste são os campeões do uso esporádico. Entre os adeptos dos filtros solares, 71,7% e 64,4%, respectivamente, só passam o produto quando vão à praia e piscina ou em dias de muito sol.

    Em todo o país, o fator de proteção 30 é o preferido, eleito por quase metade (48,6%) dos usuários de filtro.

    Fonte: Folha Online

    Escolas terão de tocar Hino Nacional uma vez por semana


    A partir de hoje, as escolas de ensino fundamental públicas e privadas de todo o país passam a ser obrigadas a executar uma vez por semana o Hino Nacional. A lei, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi sancionada ontem (21) pelo vice-presidente no exercício da Presidência, José Alencar.

    A lei não prevê data e horário para a execução do hino, ficando a critério dos estabelecimentos de ensino. O projeto também não prevê punição a quem não cumprir a lei.

    Tramitam em várias Assembleias Legislativas e Câmaras do país projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade. Com a sanção presidencial, a obrigatoriedade passa a valer automaticamente, sem necessidade de estar prevista em legislações estaduais ou municipais.

    Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, uma resolução obrigando à execução do Hino Nacional foi publicada pela prefeitura em junho deste ano.

    Em 1936, o governo Getúlio Vargas determinou pela primeira vez a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas públicas e privadas de todo o país. Em 1971, durante o regime militar, passou a vigorar lei que trata dos símbolos nacionais, também obrigando à execução do hino nas escolas durante o hasteamento da bandeira, mas ela não definia a frequência com que ele deveria ser cantado pelos alunos.

    Com a sanção presidencial, à lei 5700/71 é acrescido parágrafo obrigando a que ocorra uma vez por semana. Havia outros projetos tratando da obrigatoriedade de execução do Hino Nacional tramitando no Congresso.

    Herói

    Alencar também sancionou lei inscrevendo o índio guarani gaúcho Sepé Tiaraju no Livro de Heróis da Pátria. Tiaraju nasceu em uma aldeia jesuíta dos Sete Povos das Missões, no RS, e tornou-se líder dos índios que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na Guerra Guaranítica.

    Ele foi considerado santo popular e virou personagem lendário registrado na literatura brasileira no romance "O Tempo e o Vento", de Erico Veríssimo; e no poema épico "O Uraguay", de Basílio da Gama. A data de seu nascimento é desconhecida, mas ele morreu em 1756 em uma emboscada

    Entre os inscritos no Livro dos Heróis da Pátria estão Tiradentes, Zumbi dos Palmares e D. Pedro 1º, entre outros.

    Alencar sancionou as duas leis em sua casa, em São Paulo. O presidente interino segue em tratamento no Hospital Sírio-Libanês.

    Fonte: Folha Online

    terça-feira, 15 de setembro de 2009

    Obrigada Blogueiros


    Pessoal,
    Muito obrigada por estarem sempre me visitando, fico muito feliz de tê-los por perto, recebendo todo um carinho.

    As coisas estão muito corridas por aqui, mas em breve estarei respondendo a todos que deixaram recados, e agradecendo mais uma vez pela atenção para comigo.

    No site da Super Ane Kids sempre tem novidades, e vocês podem assistir a videos sobre educação,saúde, psicologia e até desenhos animados... Conto com a visita de vocês, ok?!



    Muito obrigada, e tenham uma ótima semana.

    Beijos, com carinho, Super Ane.

    segunda-feira, 14 de setembro de 2009

    Ensine as crianças a fazer as suas próprias e divertidas pizzas

    Cozinhar com as crianças é uma das melhores maneiras de estreitar os laços com elas. Conduzido da maneira adequada, este trabalho pode ser tornar uma estimulante brincadeira, que ainda pode ensinar os pequenos a contar, medir, pesar e compreender o tempo. Além disso, quem é que não gosta de receber elogios por ter preparado um prato saboroso?

    Esta é a proposta do "Meu Primeiro Livro de Culinária" (Publifolha, 2006), que traz cerca de 20 receitas divertidas e saudáveis, algumas tão simples que até crianças de 5 anos podem executá-las. Totalmente ilustrado com fotografias que detalham o passo a passo, a obra traz explicações extremamente simples e didáticas, permitindo uma fácil compreensão.

    Uma das receitas ensinadas, por exemplo, é a de pizzas. Os pequenos mestres-cucas poderão das asas à criatividade fazendo rostos e caretas com os ingredientes, além de garantir uma alimentação saudável e nutritiva.


    MASSA DE PIZZA

    Rendimento: 4 porções

    Você vai usar:

    - 1 tablete de fermento biológico
    - 1 colher (chá) de açúcar
    - 2 colheres (sopa) de óleo de oliva, e mais um pouco para untar
    - 250 ml (uma xícara) de água morna
    - 375 g de farinha de trigo, e mais um pouco para polvilhar
    - Sal e pimenta

    Como fazer...

    • Ponha o fermento em um pouco de água morna. Espere 10 minutos ou até espumar.
    • Peneire a farinha numa tigela e adicione o açúcar, o sal e a pimenta. Faça um buraco no meio.
    • Despeje o fermento, a água e o óleo no buraco. Use as mãos para misturar tudo.
    • Polvilhe farinha sobre uma superfície limpa e plana. Nela, sove a massa por 8 minutos, até ficar macia e elástica.
    • Unte uma tigela, coloque lá a massa e cubra com papel-filme. Deixe num local aquecido até ela dobrar de tamanho.
    • Fure a massa com um dedo. Se ficar um buraco, está pronto. Achate-a com socos e ponha numa superfície enfarinhada.

    RECHEIO DAS PIZZAS

    Rendimento: 4 porções

    Você vai usar:

    - Sua massa de pizza
    - Molho de tomate
    - Presunto cortado
    - 1 peito de frango cozido em pedaços
    - Azeitonas picadas
    - Pimentões
    - Salame
    - Cebolinha
    - Cogumelos
    - Manjericão
    - Tomates-cereja
    - Queijo ralado

    Como fazer...

    • Sove a massa de novo. Divida-a em quatro pedaços iguais. Abra cada pedaço em discos de 18 cm de diâmetro e coloque-os numa chapa para assar
    • Aqueça o forno em 220°C. Espalhe o molho de tomate em cada um dos discos.
    • Faça caretas nas pizzas com suas coberturas prediletas: nariz de tomate, olhos de azeitona, cabelos de pimentão ou o que você quiser.
    • Coloque frango, cebolinha cortada e pimentões para fazer uma pizza diferente.
    • Polvilhe queijo sobre todas as pizzas. Asse-as no forno por 12 minutos ou até ficarem borbulhantes. Fonte: Folha Online

    domingo, 6 de setembro de 2009

    Bom Feriado!!





    Bom Feriado!!

    Obrigada pelo carinho.

    Super Ane Kids

    sexta-feira, 4 de setembro de 2009

    Inclusão de crianças com Síndrome de Down


    A Síndrome de Down é vista a maioria das vezes como uma doença, porém especialistas explicam que não se trata de uma doença e sim de uma ocorrência genética natural e universal que está presente em todas as raças e classes sociais. O Portal da Educação, preocupado com esta questão, está oferecendo curso de Inclusão de Crianças com Síndrome de Down, tendo como principais objetivos, enfatizar o processo de desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down, ressaltando as dificuldades de aprendizagem.

    O Curso pretende discutir conteúdos que englobam a história da Síndrome de Down, Proposta Educacional, Erros Educacionais, Puberdade e sexualidade, Inteligência linguística, Dificuldades Alimentares, Perspectivas atuais, entre outros assuntos.

    "Achei o curso muito bom e o material ótimo! O tema Síndrome de Down é apaixonante e vocês o deixaram maravilhoso.” Conclui Tatiana Vanessa Demozzi, Umuarama – PR.

    O curso tem início no dia 15 de agosto e vai até o dia 10 de novembro. Este curso é direcionado para profissionais de diversas áreas e também para estudantes que desejam obter mais informações sobre Inclusão de Crianças com Síndrome de Down. Após a conclusão do curso os alunos irão receber um certificado. Para mais informações acesse: www.portaleducacao.com.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

    quinta-feira, 3 de setembro de 2009

    Redução no tráfego pode melhorar saúde respiratórias das crianças, confirma estudo


    A adoção de estratégias para reduzir o tráfego de veículos nas grandes cidades, como o rodízio praticado em São Paulo, poderia ajudar a saúde pulmonar das crianças, principalmente daquelas com problemas respiratórios, indica pesquisa do Instituto Nacional do Coração e do Pulmão da Inglaterra. "Essas descobertas potencialmente oferecem diretrizes valiosas para outras cidades planejarem intervenções de larga escala no tráfego", destacaram os autores.

    Os pesquisadores avaliaram a função pulmonar de quase 1,4 mil crianças de seis a dez anos antes e após a adoção da Estratégia de Transporte de Oxford em 1999 – grande intervenção no tráfego para reduzir os congestionamentos, incluindo proibição de tráfego de veículos em algumas ruas. E observaram significativas melhoras nos testes de pico do fluxo expiratório dos participantes após a intervenção no trânsito.

    As análises mostraram que os mais beneficiados com a mudança foram as crianças com asma e aquelas cujos pais eram de uma classe social inferior – principalmente as que viviam em vias cujo tráfego sofreu maiores reduções. "Crianças com asma podem ser particularmente sensíveis à poluição do ar, enquanto é possível que fatores como nutrição ruim deixem as crianças menos abastadas mais vulneráveis aos efeitos respiratórios do ar poluído", explicaram os pesquisadores.

    De acordo com os especialistas, os resultados indicam que uma redução no tráfego está associada com melhor saúde respiratória das crianças. "Qualquer mudança é pequena, mas provavelmente valiosa quando aplicada a uma grande população".

    Fonte: Boa Saúde

    Distúrbios Dissociativos


    Livros, filmes e brincadeiras são divertidos porque permitem que você escape da realidade – e de si mesmo – por um certo período de tempo. À medida que a história se desenrola, você vai fazendo um balanço das experiências vividas pelos personagens para no final ser devolvido aqui, neste mundo, ainda mantendo um certo gostinho de aventura por ter ficado "temporariamente perdido em um universo paralelo".

    Pessoas que sofrem de Distúrbios Dissociativos "escapam" da realidade de modo involuntário e pouco saudável, perdendo a memória ou achando que são outra pessoa. Estes distúrbios costumam surgir como resposta a certos traumas, ansiedades ou lembranças muito dolorosas.

    Acredita-se que cerca de 7% da população mundial experimentam um episódio de Distúrbio Dissociativo durante sua vida.

    Existem 4 tipos principais de Distúrbios Dissociativos:

    • Amnésia Dissociativa;
    • Identidade Dissociativa;
    • Fuga Dissociativa;

    Despersonalização.

    Os sintomas comuns a todos os 4 tipos incluem:

    • Perda da memória (amnésia) relacionada a certos períodos, eventos ou pessoas;.
    • Distúrbios mentais, incluindo depressão e ansiedade.
    • Sensação de ser "tirado de si mesmo" (despersonalização).
    • Percepção de que as pessoas e coisas à sua volta estão distorcidas e pouco reais.
    • Confusão quanto à própria identidade.

    Pessoas que sofre de Amnésia Dissociativa apresentam uma perda de memória mais grave que o simples esquecimento. Este tipo de problema é muito comum após acidentes automobilísticos, por exemplo, onde a vítima não recorda os segundos ou minutos imediatamente anteriores ou posteriores à colisão.

    A Identidade Dissociativa, antigamente conhecida como Múltiplas Personalidades, caracteriza-se pela mudança entre uma identidade e outra quando a pessoa afetada está sob estresse. Cada uma destas identidades possui seu próprio nome, características físicas, tom de voz e maneirismos. Pessoas com identidade Dissociativa também costumam sofrer de Amnésia Dissociativa.

    Na Fuga Dissociativa, as pessoas colocam uma distância real entre si mesmas e sua identidade. Por exemplo: ela pode sair de repente de casa e viajar para um lugar distante, esquecendo-se de quem é e adotando uma nova personalidade no seu local de destino. A fuga pode durar poucas horas ou vários meses, e termina tão abruptamente quanto começou.

    Finalmente, a Despersonalização se caracteriza pela sensação súbita de estar fora do próprio corpo, observando as próprias ações como quem assiste a um filme em câmera lenta. A crise pode ser acompanhada por uma percepção distorcida do tamanho e formato das coisas ao seu redor e de si próprio. Os sintomas costumam durar apenas alguns breves momentos, com crises repetidas ao longo dos anos.

    Os Distúrbios Dissociativos costumam se desenvolver como uma forma de adaptação a traumas muito severos, sendo particularmente comuns em crianças sujeitas a abusos sexuais, físicos ou emocionais, ou mesmo quando o ambiente em casa é tenso ou assustador.

    Os adultos raramente desenvolvem Distúrbios Dissociativos como reação a traumas.

    Se você ou alguém que você conhece apresenta períodos inexplicáveis de perda da memória ou sofre mudanças dramáticas de comportamento quando está sob estresse, procure um medico. Os Distúrbios Dissociativos podem ser tratados – e quanto mais cedo forem diagnosticados, maiores as chances de sucesso do tratamento.

    O médico irá diagnosticar a presença do Distúrbio Dissociativo através de perguntas-chave e da análise dos seus sintomas e antecedentes. Como parte da investigação, poderão ser solicitados alguns exames para excluir a possibilidade de certas doenças cerebrais e hormonais, privação do sono e intoxicações.

    Em certos casos, alguns especialistas recomendam o emprego de medicações e hipnose como ferramentas para ajudar no diagnóstico dos Distúrbios Dissociativos.

    As pessoas afetadas pelos Distúrbios Dissociativos apresentam um risco maior para várias complicações, incluindo:

    • Automutilação
    • Tentativas de suicídio
    • Disfunção sexual
    • Alcoolismo
    • Abuso de drogas
    • Depressão
    • Problemas no sono (incluindo pesadelos, insônia e sonambulismo)
    • Ansiedade excessiva
    • Problemas alimentares
    • Dores de cabeça intensa

    Os Distúrbios Dissociativos também podem causar dificuldades no relacionamento com outras pessoas e no trabalho. As pessoas afetadas apresentam dificuldade para lidar com o estresse emocional, e suas reações dissociativas podem prejudicar profundamente seu desempenho profissional ou conjugal.

    A psicoterapia é o principal recurso. Ela consiste, basicamente, em conversar sobre o problema, procurando compreender suas causar e como contorná-lo.

    A psicoterapia pode ser longa e dolorosa do ponto de vista emocional. Apesar disso, é bastante eficaz e costuma oferecer um enorme alívio para – ou mesmo curar – os Distúrbios Dissociativos.

    A hipnose pode ser útil em algumas pessoas, mas deve ser aplicada por profissionais especializados. Na Hipnose, as lembranças traumáticas podem apagadas ou substituídas, ou a pessoa pode receber um reforço emocional subconsciente para vencer o trauma.

    Fonte: Boa Saúde

    quinta-feira, 27 de agosto de 2009

    A importância de manter-se atualizado sobre vitaminas


    O ser humano precisa constantemente de vitaminas, pois são nutrientes importantes para a manutenção das funções do organismo. Para saber sobre cada vitamina e seus benefícios, o Portal Educação lança o curso de Atualidades em Vitaminas. O curso tem como objetivo atualizar o conhecimento quanto à utilização das vitaminas, identificar necessidades nutricionais, ingestão recomendada e doenças relacionadas à carência de vitaminas e ressaltar a importância da alimentação saudável através do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais. Os interessados vão aprender o que são vitaminas, a classificação das vitaminas, as principais funções, entre outros assuntos relacionados às vitaminas.
    O curso tem carga horária de 60 horas e começa no dia 01/9 e termina no dia 30/9. Os interessados podem obter mais informações na página www.portaleducacao.com.br ou pelo telefone 0800 707 4520 (Ligação Gratuita).

    Fonte: Portal Educação - Assessoria de Imprensa

    domingo, 23 de agosto de 2009

    Super Ane Deseja Boa Semana!!


    Desejo a todos uma ótima semana, que todos vocês sejam a cada dia mais felizes, sempre contando com a Super Ane para quando precisarem.

    Logo colocarei os selinhos recebidos, os quais muito agradeço e terei a honra de divulgar.

    Obrigada pelas mensagens.

    Beijos da Super Ane

    quarta-feira, 19 de agosto de 2009

    Veja relatos de leitores sobre a volta às aulas durante a pandemia de gripe suína


    A opinião de cada pessoa tem relevância em momentos como este.
    Faça como os entrevistados pela Folha, deixe seu comentário também aqui e mostre a sua história para que todos possamos melhorar o ambiente.

    Beijos, Super Ane


    Universidades e escolas de diversos Estados retomaram às aulas nesta segunda-feira (17) após a prorrogação das férias. O início das aulas foi adiado para tentar conter o avanço da gripe suína --a gripe A (H1N1). No país, o número de mortes já chega a 384, segundo dados do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais.

    No retorno, estudantes trocaram beijos e abraços, contrariando alertas das autoridades de saúde para evitar a doença. Colégios abriram portas e janelas e oferecem álcool em gel aos alunos.

    Veja alguns relatos enviados à Folha Online sobre o início das aulas no país em meio à pandemia da gripe suína:

    "Sou professora de educação infantil e mãe de adolescente e acho muita incoerência cancelar todos os eventos da cidade e retornar as aulas onde todos ficam mais expostos a H1N1. Porque não começar as aulas dia 1º de setembro. O Ministério da Educação esta cedendo as pressões de quem? Escolas particulares, pais que não se preocupam com os filhos? Estou indignada com essa atitude do governo"
    Carla Andrea Carvalho Santos, Uberlândia (MG)

    "Trabalho na mesma escola da professora Elisa Freitas e notei que a maioria dos alunos estão inseguros,bem como muitos professores, mas o Estado não nos preparou adequadamente para orientá-los. O risco da contaminação escolar fortalecer a corrente de disseminação da pandemia é eminente e, desprovidos das condições favoráveis para enfrentá-lo, a escola se apresenta como um local de vulnerabilidade real. Essa situação pede responsabilidade de todos os envolvidos"
    Professor Clóvis José Migotto, São José dos Campos (SP)

    "Seria mais prudente ter esperado mais um pouco pelo menos na região onde moro. Está chovendo desde segunda-feira e frio. Se as pessoas não pegarem o vírus da gripe A (H1N1) e bem provável que peguem uma boa gripe, pois o tempo chuvoso aumenta a possibilidade. Fica complicado ficar com tudo aberto na sala de aula, pois quando não e o vento, é a chuva molhando pelas janelas"
    Silvia Rodrigues Gonçalves, Jaguapitã (PR)

    "Os professores poderiam ter sido convocados antes do término do afastamento para orientações e para auxiliarem nas medidas. Não foram. Alunos com gripe entraram na escola e somente foram retirados já dentro da sala de aulas. Muito embora estejamos tratando de uma questão de saúde pública, a direção da escola prefere gastar o tempo de forma integral com assuntos secundários para esta circunstância"
    Cicero André de Castro Jardim, Presidente Prudente (SP)

    "Acho um completo absurdo a Secretaria de Educação de Niterói liberar as aulas para crianças de 3 e 4 anos em escolas regulares. As crianças se beijam e abraçam todo o tempo. Para elas isso é muito natural e apesar do professor lavar as mãozinhas dos alunos com sabonete líquido na entrada (não há álcool gel nas salas)"
    Vanessa, Niterói (RJ)

    "No primeiro dia de retorno às aulas, não mandei minha filha para a escola porque eu não sabia ao certo quais as precauções que foram tomadas. Ontem, dia 18/07, tive que mandá-la a escola, pois pensamos assim: a vida continua.... Na escola onde minha filha estuda, que é da rede estadual --onde nos banheiros não havia papel higiênico, toalhas de papel e nem ao menos sabonete para as crianças lavarem as mãos--, eles colocaram papel higiênico, toalhas de papel e sabão. Nas salas de aulas, onde as crianças se sentavam juntas, agora estão individuais. Há álcool gel na sala, mas eu mando um potinho pela minha filha, assim como lenço de papel também"
    Patrícia M de Araújo, São Paulo (SP)


    "No Colégio Solução (zona leste - Jd. Eliane) a volta às aulas foi tranquila, a escola estava equipada para atender as orientações da OMS, porém encontramos dificuldades com a utilização do álcool em gel. Apesar das orientações da equipe pedagógica, os alunos estavam enchendo copos descartáveis com o produto, desperdiçando-o".
    Daniela Maia, São Paulo (SP)

    "A escola possui um total de 2.000 alunos proveniente das diferentes regiões de São José dos Campos. Já temos oito alunos com suspeita de gripe. E é impossível não haver foco de contaminação, porque a escola não está devidamente equipada com aquilo que é essencial. Há muita desinformação".
    Elisa Pinheiro de Freitas, São José dos Campos (SP)

    "Pouco adiantou tanta divulgação e recomendação por parte dos órgãos públicos, como servidor público da educação, vejo ao meu lado muitos casos que crianças/adolescentes brincam com a realidade da doença, sejam tossindo um ao outro, ou contrariando a informação passada pelos docentes".
    João Carlos Andreotti Junior, São Paulo (SP)

    "Faço faculdade Metodista Izabela Hendrix, e foi uma das poucas faculdades que não adiou as aulas, o retorno foi dia 3 como já estava previsto. Porém, voltou tomando medidas de precaução como por exemplo bebedouros lacrados, limpeza em excesso, orientação aos estudantes"
    Michele, Belo Horizonte (MG)

    "Tenho um filho na creche municipal onde as crianças deverão a cada dia levar uma toalhinha para secar as mãos após lavar e passar álcool, sendo 1 toalha por dia"
    Adriana, Itapecerica da Serra (SP)

    "O Estado de São Paulo é uma vergonha! Salas lotadas, alunos praticamente encostados um no outro, professores desorientados, falta material, não tem papel toalha e muito menos sabonetes nos banheiros. Minha filha não retorna de jeito nenhum".
    Nadia Goes, Campinas (SP).

    "Sou Bibliotecária em uma Escola Católica. Cheguei ao colégio e vi um deserto. Ausência de vozes, sorrisos, brincadeiras e correrias. Um silêncio que me fez parar e ter vontade de gritar! Onde estão os meus alunos? A doença é tão cruel que nos impede de manifestar o amor. Não existe mais beijos nem abraços. A escola é alegria. Para mim hoje é uma tortura. Durante as férias preparei tantos livros para contar. Hoje os personagens das histórias choram junto comigo.Onde estão meus alunos?"
    Fabiola Gomes de Aquino Manhães Pessanh Layber, Campos dos Goytacazes (RJ)

    "Sou professora da rede estadual e, na minha escola temos nos virado como podemos. A diretora precisa fazer milagres. O único álcool que temos é o comum ( acho que 96º) e sabonete líquido no banheiro, mais nada. Falamos para os alunos sobre a importância da prevenção e nos vemos de mãos atadas. Muitos pais, inclusive, mandam seus filhos com gripe pra escola. Estamos nas mãos do homem lá de cima. Tenho levado álcool 70º da minha casa, pra tentar, pelo menos, dar uma chance para os meus alunos evitarem essa gripe.
    Será que nossos governantes estão preocupados com isso tudo?"
    Marcia Nunes, Mafra (SC)

    "Na escola particular que minhas filhas estudam, as crianças estão sendo orientadas a utilizar regularmente o álcool gel, que está disponível nos banheiros e corredores, assim como próximo à cantina. Também pedem que as crianças lavem as mãos e higienizem-se antes e depois de usar o parque. A limpeza da sala de aula tem sido feita regularmente usando-se o álcool nas mesas e cadeiras, e pano molhado com sabão no chão ao menos um dia sim, outro não. Também não permitem alunos gripados em sala de aula, tendo sido preparado dias e horários especiais para reposição nesses casos. Estou satisfeita com as medidas tomadas e tenho certeza de que minhas crianças estão seguras no ambiente escolar"
    Daniela Cristina Borges Leite

    Sintomas

    A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

    Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

    Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

    Fonte: Folha Online

    Coloque superalimentos na refeição das crianças para aumentar a imunidade


    Os estudantes de instituições particulares, universidades e das redes estaduais e municipais que retornaram às aulas nesta segunda-feira (17), após a prorrogação das férias por causa da gripe A (H1N1), tiveram que se adequar às medidas preventivas instauradas nos locais --como distribuição de gel desinfetante e uso de copos descartáveis. Os alunos também receberam orientações e sugestões para fazer com que a alimentação seja uma aliada na prevenção da doença: beber bastante líquido e comer muitas frutas e verduras para aumentar a imunidade.

    Como as crianças muitas vezes fazem cara feia quando se deparam com um prato repleto de brócolis, cenouras ou alface, selecionamos receitas cheias de vitaminas, nutrientes e que "enchem os olhos" de pessoas de todas as idades.

    Com passo a passo simples e fácil, as saladas, os pratos e os sucos abaixo podem ser preparados pelas próprias crianças --com o auxílio dos adultos.

    TAÇA DE FRUTAS

    Rendimento: 4 porções

    Ingredientes

    :: 250 g de morangos maduros
    :: 125 g de cerejas em calda
    :: 125 g de amoras
    :: 4 colheres (sopa) de suco de laranja
    :: 275 g de iogurte natural
    :: 275 g de creme de leite
    :: 2 colheres (sopa) de mel ralo
    :: 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (peneirado)

    Modo de Preparo

    1. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Adicione os brócolis nos últimos 3 minutos.

    2. Desfie o frango cozido em pedaços do tamanho de um bocado. Retire os pedaços de pele, se houver.

    3. Fatie com cuidado as cebolinhas.

    4. Prepare o molho misturando o mel, o vinagre, o shoyu e o óleo de gergelim.

    5. Junte tudo: o macarrão, os brócolis, o frango, as cebolinhas, o milho verde e o tempero.

    6. Pode servir! Sua saladinha de macarrão já está pronta para comer.

    Sugestão do livro "Meu Primeiro Livro de Culinária", que contém receitas deliciosas, fáceis e divertidas para crianças de 5 a 8 anos.

    1. Lave todas as frutas, menos as cerejas, e reserve um punhado delas (serão usadas para decorar). Limpe e tire os cabinhos dos morangos e corte-os em quatro.

    2. Coloque o calda de laranja, o açúcar e metade das frutas no processador. Tampe bem e bata até formar um purê homogêneo.

    3. Peneire as frutas misturadas numa tigela para separar as sementes e a polpa. Use uma colher de pau para espremer bem as frutas.

    4. Com cuidado, misture o resto dos morangos, cerejas e amoras no purê de frutas com uma colher de metal (não coloque as frutas que você separou no início!).

    5. Bata levemente o creme numa tigela grande. Quando formar picos leves, estará pronto. Esse trabalho é bem mais fácil com uma batedeira elétrica.

    6. Junte o iogurte, o mel e metade da mistura de frutas ao creme. Coloque em copos e sirva na sobremesa.

    7. Decore o mesclado com as frutas que você separou no passo 1.

    Sugestão do livro "O Pequeno Mestre-Cuca", que traz 50 receitas passo a passo, com instruções claras e ilustradas, para crianças de 8 a 11 anos.

    CREME DOCE DE PEIXINHO

    Ingredientes

    :: 1 manga (ou 1 pêssego)
    :: Fatias de kiwi e maçã
    :: 150 g de iogurte ou coalhada
    :: Gotas de chocolate
    :: Gomos de tangerina
    :: 1 colher (chá) de mel

    Modo de preparo

    1. Primeiro divida a manga ao meio e corte a polpa em cubos. Com cuidado, vire a casca do avesso. Corte os cubos fora.

    2. Amasse a manga em uma tigela. Use um garfo ou um espremedor de batata para transformar a manga numa polpa macia.

    3. Misture a manga com o iogurte, ou a coalhada, e o mel para adoçar.

    4. Decore o patê com uma boca de tangerina, uma gota de chocolate para o olho e fatias de kiwi e maçã para o rabo e as barbatanas.

    5. Faça espetinhos enfiando pedaços de suas frutas favoritas. E mergulhe!

    Sugestão do livro "Meu Primeiro Livro de Culinária", que contém receitas deliciosas, fáceis e divertidas para crianças de 5 a 8 anos.

    SUCO DE MAÇÃ, DAMASCO E CANELA

    Ingredientes

    :: 4 maçãs cortadas em fatias grossas
    :: 3 damascos sem caroço cortados ao meio
    :: 1/2 colher (chá) de canela em pó

    Modo de preparo

    Passe a maçã e o damasco pela centrífuga alternadamente e mexa. Espalhe a canela por cima e beba em seguida.

    Sugestão do livro "100 Receitas de Saúde: Sucos e Vitaminas", que contém 100 combinações saborosas e saudáveis de frutas e legumes.

    LEGUMES COM CAMARÃO

    Esta salada é montada em camadas coloridas, o que a torna atraente e versátil. Embale num recipiente justo para manter a sua forma intacta durante o transporte.

    Ingredientes

    :: 40 g de alface-romana picada
    :: 55 g de feijão-branco cozido escorrido
    :: 1 cenoura ralada
    :: 6 fatias de pepino
    :: 3 colheres (sopa) de milho verde em conserva escorrido
    :: 100 g de camarão sem casca cozido

    Molho

    :: 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
    :: 2 colheres (chá) de maionese
    :: 1/2 dente de alho amassado
    :: 1 colher (chá) de suco de limão-siciliano
    :: sal
    :: pimenta-do-reino

    Modo de preparo

    1. Misture os ingredientes do molho e guarde num recipiente pequeno até o uso.

    2. Monte os ingredientes da salada em camadas: verdura, feijão-branco, cenoura, pepino, milho verde e camarão. Tempere com o molho na hora de comer.

    Sugestão do livro "100 Receitas para Refeições Rápidas", que vem com 100 opções de pratos para serem levados ao trabalho, à escola e em passeios.

    SALADINHA DE MACARRÃO

    Ingredientes

    :: 175 g de brócolis
    :: 150 g de milho cozido
    :: 2 cebolinhas
    :: 2 peitos de frango cozidos
    :: 200 g de macarrão parafuso
    :: 4 colheres (sopa) de mel
    :: 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
    :: 2 colheres (sopa) de shoyu
    :: 1 colher (sopa_ de óleo de gergelim

    Modo de Preparo

    1. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Adicione os brócolis nos últimos 3 minutos.

    2. Desfie o frango cozido em pedaços do tamanho de um bocado. Retire os pedaços de pele, se houver.

    3. Fatie com cuidado as cebolinhas.

    4. Prepare o molho misturando o mel, o vinagre, o shoyu e o óleo de gergelim.

    5. Junte tudo: o macarrão, os brócolis, o frango, as cebolinhas, o milho verde e o tempero.

    6. Pode servir! Sua saladinha de macarrão já está pronta para comer.

    Sugestão do livro "Meu Primeiro Livro de Culinária", que contém receitas deliciosas, fáceis e divertidas para crianças de 5 a 8 anos.

    Fonte: Folha Online



     
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