segunda-feira, 16 de março de 2009

Alimentação Saudável Ainda é a Melhor Forma de Prevenir a Anemia


Anemia é a deficiência de hemoglobina no sangue, conseqüência da falta de algum nutriente essencial para a produção desta. A principal função da hemoglobina é transportar oxigênio dos pulmões para todo o corpo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde 30% da população mundial tem anemia, e a mais comum é a resultante da falta de ferro no organismo.

Os principais sintomas dessa deficiência são a falta de apetite, indisposição, fraqueza, dificuldade de aprendizado e palidez da pele e das mucosas. Crianças, gestantes e lactantes são as mais afetadas pela anemia e, por isso, devem priorizar uma alimentação saudável com o aumento o consumo de ferro.

Para adotar uma dieta rica no nutriente, consuma alimentos como ovos, feijão, lentilha, ervilha, espinafre, fígado e carnes vermelhas. O ferro de origem animal é mais bem assimilado pelo organismo, mas para aumentar a absorção do nutriente de procedência vegetal, basta consumi-lo junto com alimentos ricos em vitamina C. Um exemplo prático, se no seu prato do almoço tem feijão e brócolis, basta tomar um copo de suco de laranja para acompanhar.

Mas atenção, o consumo de leite, refrigerante, café, chá ou chocolate durante as refeições pode diminuir a absorção de ferro pelo organismo. Para as crianças com menos de seis meses, a melhor prevenção para a anemia é a alimentação apenas com leite materno, suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do bebê.

Nas grávidas a deficiência de ferro ocorre porque ele é um dos minerais essenciais para o desenvolvimento da criança. Então, atendidas as necessidades do bebê, quem fica suscetível à anemia é a mãe. Dessa forma, muitos médicos recomendam que a gestante deva ingerir suplementos que contenham ferro. Essas são algumas recomendações para levar uma vida saudável e livre das complicações da anemia.

Sobre o Portal Educação – O Portal Educação é formado por 20 sites, sendo 19 associados e um institucional, que leva o nome da empresa. O objetivo de cada um é criar um ambiente segmentado, com cursos direcionados às áreas de farmácia, enfermagem, pedagogia, biologia, fisioterapia, gestão e liderança, odontologia, veterinária, esporte, medicina, nutrição, psicologia, turismo e hotelaria, estética e tecnologia.
Atuando desde 2001, o Portal Educação já ganhou diversos prêmios relacionados ao ensino a distância e virou referência do mercado no País. Trabalhando com mais de 300 cursos livres e de atualização, a empresa já treinou e capacitou milhares de pessoas no Brasil e no exterior, estando presente em mais de 60 países.

Fonte: Portal Educação


0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios