segunda-feira, 2 de março de 2009

Dia Nacional do Turismo


Segundo a Organização Mundial de Turismo, este é classificado como “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

O sujeito que faz essa movimentação é considerado turista,ou seja, a pessoa que se desloca para um lugar diferente de onde reside ou de onde trabalha.

O turismo é uma atividade prazerosa, que tras descanso ao corpo e à mente do turista, pois mesmo saindo a trabalho, tem a oportunidade de vivenciar momentos que fogem da sua rotina habitual.

Mundialmente se falando, dados da OMT mostram que o turismo é uma atividade que corresponde a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, chegando a agitar US$ 3,4 trilhões. Dessa movimentação, gera crescimento em outros importantes setores da economia de uma região milhões de empregos e atinge grande impacto nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões em que ocorrem.

No Brasil, o dia 02 de março é destinado o dia do turismo, onde movimenta a economia de várias cidades e regiões sendo: Rio de Janeiro – praias e carnaval; Salvador – cultural e carnaval; Aparecida do Norte – religião; Gramado – natal e festival de cinema; Pantanal Mato-grossense – ecológico; dentre outras. Nestas localidades, o turismo é responsável por melhorias nas estruturas físicas das mesmas, nas condições de vida da população e gerando mais empregos.

O turismo pode ser dividido em diversas áreas como: aventureiro, cultural, negócios, ecológico, religioso e de terceira idade, onde cada um prioriza os aspectos mais relevantes.

Fonte: Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios