domingo, 1 de março de 2009

Mamadeira precisa ser Esterilizada até os Nove Meses, diz Pediatra


Pais, especialmente os de "primeira viagem", costumam ter dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene dos utensílios usados na alimentação do bebê.

Uma delas diz respeito à necessidade de reservar uma panela só para a papinha. Para Maria Amparo Martinez Descalzo, pediatra do Hospital Santa Catarina, esse procedimento não é necessário. No entanto, panelas antiaderentes devem ser evitadas até os dois anos porque, ao serem aquecidas, podem liberar substâncias tóxicas para o bebê.

Descalzo aconselha o uso de panelas de alumínio, aço inox ou ferro, que devem ser lavadas com água e detergente.

Já as chupetas e mamadeiras precisam ser muito bem lavadas com água e detergente. O bico da mamadeira deve ser limpo também com uma escovinha apropriada. Segundo a pediatra, muitas mães usam uma escova para limpar a mamadeira, mas se esquecem do bico. "Aí não adianta, porque os restos de comida não saem."

Esses objetos precisam ser esterilizados após cada uso até o bebê ter seis meses, e uma vez ao dia até completar nove.

Deve-se colocá-los em uma panela com água fervente por dois minutos, desligar o fogo após esse tempo e deixá-los mais cinco a dez minutos na panela tampada. Após esse tempo, devem ser retirados com uma pinça e deixados para secar naturalmente. Segundo Descalzo, não é recomendável usar panos porque pode haver contaminação.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios