terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bebês que se Comunicam por Gestos Desenvolvem Vocabulário Maior


O estudo, realizado por dois psicólogos da Universidade de Chicago, concentrou-se em cerca de 50 famílias de diferentes classes sociais e as crianças foram filmadas durante sessões de 90 minutos ao longo de suas atividades em casa.

Pesquisadores descobriram grandes diferenças na expressão gestual dos pequenos, de acordo com o nível socioeconômico da família.

Os resultados mostraram que os bebês de 14 meses das famílias abastadas usavam pelo menos 24 gestos diferentes para se expressar, enquanto que os filhos de famílias carentes utilizavam 13 gestos, em média.

Segundo os pesquisadores, as famílias com mais recursos financeiros teriam mais tempo para conversar com os filhos e nomear seus gestos, ensinando-lhes mais vocabulário.

"A gestualidade dos bebês pode desempenhar um papel indireto na aprendizagem das palavras, se a criança for estimulada pelos pais. Em resposta, por exemplo, a uma criança que mostra uma boneca, a mãe dirá 'sim, é uma boneca'", explicou Susan Goldin Meadow, co-autora do estudo.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios