terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vacinas - Para que servem as Vacinas?


As vacinas são produzidas a partir dos próprios vírus ou bactérias e têm capacidade de estimular o sistema imunológico da criança a produzir anticorpos contra as doenças que eles causam.

Uma vez vacinada, caso a criança entre em contato com estes vírus ou bactérias, o seu sistema imunológico terá condições de reconhecê-los e prontamente eliminá-los.

A vacina é uma maneira simples e eficiente de se previnir de uma doença.

Meu filho terá efeitos colaterais das vacinas?

As vacinas podem causar algumas reações. Em geral são benignas e de curta duração (até 48-72 horas). As mais comuns são febre, dores pelo corpo e dor no local da vacinação, que podem ser amenizadas com o uso de analgésicos como o paracetamol, indicado no alívio das reações pós vacinais (dor e febre) (1).

É importante que meu filho tome as vacinas que não fazem parte do calendário oficial?

As vacinas que não fazem parte do calendário oficial de vacinação podem ser muito úteis porém esta decisão deve ser discutida com o pediatra.

Ele vai levar em conta alguns fatores, como o risco que seu filho tem de contrair a doença em questão e sua gravidade e a eficácia da vacina, dentre outros.

Se for necessário, ele certamente a orientará a administrá-las.

Doenças da infância que podem ser previnidas.

Tuberculose
Suas formas graves (como a minigite tuberculosa e a tuberculose militar) podem ser evitadas com o uso da vacina BOG intradérmica.

Difteria, Têtano e Coqueluche
São três doenças bacterianas graves que podem ser evitadas com o uso da vacina tríplice DPT, convencional ou acelular. Doses de reforço devem ser ministradas de 10 em 10 anos utilizando-se a vacina DUPLA ADULTO (dT).

Poliomielite
Doença que pode provocar a "paralisia infantil". É previnida com a vacina oral contra a poliomielite VOP (vacina SABIN), ou com a vacina de vírus inativados, IPV (vacina SALK).

Infecções causadas pelo Haemophilus influenza tipo b.
A vacina contra Haemophilus influenza tipo b (Hib) protege contra formas graves da infecção por esta bactéria (meningite e pneumonia, principalmente).

Hepatite B
É uma doença que pode ocorrer em qualquer idade e evoluir para formas crônicas e levar ao câncer de fígado.A vacinação é realizada ao nascimento, com 1 mês e 6 meses de vida.

Sarampo, Caxumba e Rubéola
A vacina tríplice SCR protege contra esses três doenças virais.

Varicela
Também chamada de catapora, é causada por um vírus, é muito contagiosa e provoca febre e lesões da pele. Pode apresentar formas mais graves (variocela hemorrágica) ou levar a complicações importantes causadas por bactérias.

Hepatite A
Doença viral altamente prevalente em países onde o saneamento básico é precário. Frequentemente após os meses de férias escolares de verão. Geralmente é autolimitada, porém incapacita o indivíduo por vários dias. Raramente pode levar a óbito (forma fulminante).

Infecções causadas pelo Pneumococo
A infecção por esta bactéria pode causar várias doenças como a faringite, a otite, a pneumonia, a meningite, as bacteremias e as sinusites.

Calendário da Vacinação

Idade
Vacinas

Ao nascer
BCG, Hepatite B

1 mês
Hepatite B

2 meses
Poliomielite (oral ou injetável), Haemophilus tipo b,Tríplice (Convencional ou Acelular), Pneumococo conjugada*

3 meses
Meningo conjugada*

4 meses
Poliomielite (oral ou injetável),Haemophilus tipo b,Tríplice convencional (Convencional ou Acelular), Pneumococo conjugada*

5 meses
Menigo conjugada

6 meses
Hepatite B, Poliomielite (oral ou injetável), Haemophilus tipo b, Tríplice (convencional ou acelular), Pneumococo conjugada**

7 meses
Meningo conjugada*

6 ou 9 meses
Febre amarela*

12 meses
Hepatite A**, SCR (Sarampo, Cachumba e Rubéola), Pneumococo conjugada**.

15 meses
Poliomielite (oral ou injetável), Tríplice (convencional ou acelular).

18 meses
Hepatite A**

4 a 6 anos
Poliomielite (oral ou injetável), Tríplice (convencional ou acelular), SCR (Sarampo, Cachumba e Rubéola).

14 a 16 anos
Dupla (dT)

* De acordo com a situação epidemiológica
** Aplicar quando possível ou disponível

Este calendário contempla a maior parte das vacinas, e é utilizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, mas os calendários de vacinação não são iguais em todos os Estados, podendo portanto, sofrer pequenas alterações. Por isso, consulte sempre o seu pediatra ou posto de saúde mais próximo.

Referências:

1. Bula do Tylenol® Gotas, Bebê e Criança.

Texto revisado pelo Dr. Calil K. Farhat- CRM: 8654/SP

Contra-indicação: Tylenol® não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade ao paracetamol. Reg.M.S. 1.1236.3326.Não use produtos Tylenol® juntamente com outros produtos que contenham paracetamol. Em caso de alergia ao paracetamol ou a qualquer um dos componentes da fórmula, a administração do produto deve ser descontinuada.. Para crianças abaixo de 11 Kg ou 2 anos, consulte seu médico antes do uso. Não utilize para dor por mais de cinco dias ou para febre por mais de três dias, exceto por orientação médica. Informe seu médico sobre quaisquer medicamento que esteja utilizando, antes do início ou durante o tratamento. Em caso de superdose acidental, procure imediatamente um médico ou centro de intoxicação. O suporte imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.Usuários crônicos de bebidas alcoólicas podem apresentar um risco aumentado de doenças do fígado caso seja ingerida uma dose maior que a dose recomendada (superdose) de Tylenol®.

Fonte: www.portalmed.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios