segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ioga e Terapia Comportamental Auxiliam na Mente de Crianças


Profissionais da saúde testam novas técnicas como a ioga e a terapia cognitivo-comportamental em crianças brasileiras como forma de prevenir doenças mentais no futuro. O projeto partiu da iniciativa de um instituto recém-criado, que envolve 11 universidades e que pretende desenvolver ações para detectar e tratar na infância transtornos psiquiátricos que só são diagnosticados na vida adulta.

A princípio, a ideia é mapear, por meio de estudo epidemiológico, os transtornos infanto-juvenis em 100 municípios do país. Estudos internacionais apontam que a maioria dos transtornos mentais começa na infância. Apesar da polêmica em torno do assunto, psiquiatras infantis diagnosticam precocemente os transtornos, oferecendo assim mais qualidade de vida aos pequenos.

A partir do estudo, crianças que já apresentem sintomas sugestivos de transtornos serão acompanhadas pelo instituto. A prática das duas técnicas está sendo utilizada na psiquiatria e na oncologia como forma de diminuir sintomas como ansiedade e medo.

Fonte: Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios