quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ácido fólico pode reduzir risco de parto prematuro


Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que tomar suplementos de ácido fólico por, no mínimo, um ano antes da concepção diminui chances de parto prematuro. Até então, não se tinha conhecimento da existência de métodos eficazes para diminuir a ocorrência de partos prematuros.

A fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, diz que alguns estudos mostram que a taxa de sobrevivência dos bebês com menos de 1,5 Kg é de 80%. Já com relação aos bebês com menos de 1Kg, o índice é de 50%. “Isso acaba acontecendo graças ao avanço das técnicas pré-natal e dos excelentes hospitais especializados em neonatologioa”, afirma Tatiana.

A pesquisa avaliou aproximadamente 35 mil mães. As que tomaram o suplemento tiveram uma redução de 70% na incidência de partos prematuros entre a 20ª e a 28ª semana, e de 50% entre a 28ª e a 32ª semana.

“A deficiência de ácido fólico na alimentação da mãe pode causar má-formação do tubo neural do bebê. O fato do cozimento de alimentos reduzirem a quantidade dessa vitamina faz com que a alimentação não ofereça as quantidades necessárias para a proteção tanto do bebê como da mãe, sendo recomendada por médicos a prescrição de suplementos para que a dose recomendada seja ingerida”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

Estudos serão realizados para esclarecer se outros fatores, além do consumo de ácido fólico, contribuíram para a diminuição dos partos prematuros.

A nutricionista também afirma que “o ácido fólico previne outras alterações para o bebê como: doenças cardíacas, trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e anemia.”

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios