quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tatuagem: causa ou não câncer de pele?


Torna-se cada vez mais comum pessoas que tatuam os corpos, sejam adolescentes ou adultos. Atualmente, as tatuagens estão presentes na pele de pessoas de todas as idades. Porém, algumas ficam em dúvidas na hora de fazê-las pelo fato de não saberem se correm algum risco posterior.

Algumas tintas são feitas com metais, como, por exemplo, a cor azul, que contém cobalto e alumínio. Já o vermelho pode apresentar sulfeto de mercúrio. Diante disso, foram levantadas suspeitas de que os desenhos podem levar ao câncer de pele, pois estudos realizados nos últimos anos apontaram alguns casos desse tipo de câncer em locais tatuados do corpo.

O professor assistente clínico de dermatologia da NYU Langone Medical Center, em Manhattan, Ariel Ostad, explica que isso não significa que a tatuagem foi a causadora do câncer, uma vez que a tinta provavelmente causa nenhum dano por ficar confinada às células epiteliais, cujo trabalho é justamente absorver o material externo.

O professor acredita na ideia de que a tatuagem tenha sido realizada em algum tipo de sinal de nascença, tornando-o mais difícil de ser detectado. Vários estudos apontaram melanomas negligenciados por terem surgido de marcas escondidas por tatuagens. Diante disso, Ostad ressalta que o câncer de pele não se relaciona à tatuagem, sem sombra de dúvida.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios