quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aleitamento materno e rotina de trabalho: saiba como conciliar estas situações


Os debates acerca da alimentação infantil têm aumentado nos últimos anos, com a crescente pressão sobre as mulheres que têm uma rotina de trabalho intensa e devem amamentar.

As práticas alimentares na infância refletem na garantia da saúde das crianças. Se a alimentação for adequada e saudável, com certeza a criança desenvolverá ótimas condições de estado nutricional, crescimento e desenvolvimento. O aleitamento materno é uma das mais importantes práticas promotoras de saúde infantil. No entanto, mesmo com uma intensa mobilização mundial em prol da amamentação, o desmame precoce e a introdução inadequada da alimentação complementar ainda são práticas frequentes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Um dos fatores que podem causar esse desmame precoce é a rotina de trabalho que, na maioria das vezes, dificulta a amamentação pelo pouco tempo que a mãe passa com o filho.

No entanto, a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, alerta: “as mães que trabalham fora de casa devem ser instruídas a realizar a assepsia, extração do leite materno e o acondicionando no freezer para a alimentação do bebê. O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê necessita para ser saudável, além disso, oferece determinados elementos como anticorpos que protegem o bebê de certas doenças e infecções”.

A extração pode ser realizada de três formas: manual, com bomba manual ou com bomba elétrica. Os métodos e os procedimentos para realização desse processo devem ser monitorados e ensinados por profissionais capacitados, e o suporte da família é fundamental para a continuidade da amamentação exclusiva até os 6 meses, garantindo mais saúde ao bebê.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios