sábado, 23 de maio de 2009

Dieta e emagrecimento: 10 dicas que você precisa saber


As dietas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente das mulheres. A busca por um corpo bonito e livre de gorduras faz com que, algumas vezes, se alimentem de forma errada e, dessa forma, não consigam emagrecer.

“Para emagrecer com saúde deve-se inicialmente mudar os hábitos alimentares. O consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades do indivíduo e, dessa forma, favorecer o emagrecimento. É importante lembrar que não existem dietas milagrosas, a reeducação alimentar é o caminho para realizar um emagrecimento com saúde. Adotar bons hábitos alimentares é o início de um estilo de vida saudável”, explica a nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

Acompanhe as dicas sobre dietas e emagrecimento:

• Uma dieta planejada individualmente para criar um saldo negativo de 500 a 1000 calorias por dia deve estar presente em qualquer programa de perda de peso que objetive uma diminuição de 0,5 a 1 quilo por semana.

• Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 calorias por dia, reduzem em média 8% do peso corporal em três a seis meses, diminuindo a gordura abdominal. Estudos de longo prazo mostram uma perda média de 4% em três a cinco anos.

• Dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 calorias por dia, produzem perda de peso maior em curto prazo, em comparação às dietas de baixas calorias. Entretanto, no período de um ano a perda de peso é similar.

• Dietas pobres em gorduras, sem redução do número total de calorias, não levam à perda de peso. Entretanto, reduzir a quantidade de gordura em uma dieta de baixas calorias é uma forma prática de diminuir a ingestão calórica e induzir a perda de peso.

• Dietas que apresentem 1400 a 1500 calorias por dia, independentemente da composição de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), também levam à perda de peso.

• Um contato entre o médico e o paciente auxilia a perda e a manutenção do peso perdido.

• Os pacientes obesos perdem peso quando é mantida uma dieta restrita, mas sua perda de peso tente a não se manter em longo prazo.

• Grande parte dos pacientes recupera o peso perdido: 50% dos pacientes recuperam o peso pré-tratamento em 12 meses, e grande maioria recupera em cinco anos. Apenas 11% mantêm uma perda de 5 quilos ou mais.

• Algumas dietas de emagrecimento são corretas do ponto de vista nutricional e consistentes com bons hábitos alimentares. No entanto, existem aquelas que se apresentam como dietas milagrosas, que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas, e que passam a ser feitas pelas pessoas devido à promoção da mídia, ou então porque celebridades as estão fazendo.

• É preciso estar atento a esse tipo de “novidade”, pois não há nenhuma evidência científica sobre a efetividade destas dietas caso não haja um balanço energético (ingestão de calorias inferior aos gastos calóricos diários).


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios