domingo, 24 de maio de 2009

Estresse está associado ao risco de obesidade em jovens


Uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, revela que o aumento dos níveis de estresse entre os jovens está associado à maior probabilidade de eles se tornarem obesos. Em artigo publicado este mês no Journal of Adolescente Health, eles alertam que as políticas dirigidas ao combate à obesidade adolescente devem considerar a influência da redução do estresse.

Foram avaliados mais de mil adolescentes com idades entre 10 e 15 anos e suas mães. Todos são de famílias de baixa renda e vivem em grandes cidades dos Estados Unidos. Os pesquisadores verificaram que 47% dos jovens tinham sobrepeso ou obesidade. No entanto, os afetados por quatro ou mais fatores de estresse (notas baixas, problemas de saúde mental, abuso de álcool e drogas, etc) representavam 56,2%.

As análises indicam também que um avanço nos níveis de estresse da mãe aumentava a probabilidade de um adolescente com insegurança alimentar estar acima do peso.

Os pesquisadores concluíram que no geral, os altos níveis de ‘estressores’ individuais aumentaram a probabilidade de ter sobrepeso ou ser obeso para os adolescentes. Além disso, políticas endereçadas à obesidade adolescente deveriam considerar os benefícios de reduzir os ‘estressores’ individuais enfrentados por adolescentes de baixa renda e, para os adolescentes com insegurança alimentar, os benefícios de se reduzir os ‘estressores’ de sua mãe.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios