segunda-feira, 25 de maio de 2009

Veja alguns cuidados necessários para tomar suplementos alimentares


Os suplementos alimentares são produtos consumidos via oral, contendo um ou mais ingredientes dietéticos, que incluem vitaminas, sais minerais, aminoácidos, ervas e outras substâncias que podem ser usadas como complemento de uma dieta alimentar.

Estes suplementos podem ser encontrados em forma de comprimidos, cápsulas, pó, barras energéticas e nos líquidos. São disponibilizados em lojas espalhadas por todo o país e, ainda, pelas vendas na internet.

O órgão americano FDA (Food and Drug Administration) sugere que as pessoas consultem um profissional da saúde antes de usar qualquer tipo de suplemento dietético, pois, muitos deles contêm ingredientes com fortes efeitos biológicos. Além disso, estes produtos podem não ser seguros para todas as pessoas.

A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que “os suplementos alimentares são utilizados como reforço e complementação da dieta alimentar de esportistas, praticantes de atividades físicas e indivíduos que necessitem de suplementação de algum nutriente. É importante lembrar que o excesso de um nutriente impede a absorção de outros, provocando um desequilíbrio nutricional e, consequentemente, um malefício à saúde.”

Além disso, alguns suplementos alimentares podem ter efeitos indesejáveis antes, durante ou após uma cirurgia. Por exemplo, o sangramento é um efeito colateral potencial do alho, ginkgo biloba, ginseng e da vitamina E. A kaya-kaya e a valeriana podem agir como sedativos e aumentar os efeitos dos anestésicos e outros medicamentos usados durante uma cirurgia. Por isso é importante informar seu profissional de saúde sobre todos os suplementos que você utiliza.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios