segunda-feira, 23 de março de 2009

Chocolate pode ser um Problema para a Saúde Bucal


A cárie não é somente um problema odontológico. Por se tratar do sorriso, torna-se também uma questão estética.

Os alimentos influenciam diretamente no surgimento da cárie, principalmente doces como: bala, caramelo, chiclete e refrigerante. Especialistas fazem um alerta para essa época do ano, já que existe o costume de presentear as crianças com ovos de chocolate.

Estudos mostram ainda, que o mel é muito rico em açúcar, o que pode facilmente ser transformado em cárie. O costume de lambuzar a chupeta com mel pode provocar o problema em bebês que ainda estão no processo de surgimento dos dentes.

“Quando era pequeno, tinha os dois dentes da frente, na parte superior, cariados. Nas fotos de família sempre sorria com a boca fechada porque sentia muita vergonha da situação. A solução foi extrair os dentes e começar a ter cuidados com saúde bucal”, explica o estudante J. M., que não quis se identificar.

Para evitar e combater a cárie é necessário que a pessoa evite alimentos açucarados, escove sempre os dentes, usando pasta de dente com flúor, após as refeições, tenha o hábito de usar o fio dental e ainda visite o dentista regularmente. Existem também, alimentos que são considerados protetores dos dentes como o queijo e o leite. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que auxilia na saúde bucal.

Fonte: Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios