terça-feira, 24 de março de 2009

Dislexia ou falta de interesse?


Diagnóstico: esse é um dos principais problemas relacionados à dislexia. Conceitualmente, dislexia é uma dificuldade de aprendizagem e pode estar relacionada à velocidade e qualidade do desenvolvimento de habilidades como leitura, fala e escrita. Na prática, diferenciar o distúrbio da falta de interesse pode não ser tão fácil quanto parece.

Isso acontece porque os principais sintomas da dislexia são: dificuldades com linguagem, escrita e ortografia, e lentidão na aprendizagem da leitura. Trata-se, portanto, de um ritmo diferenciado de aprendizagem e não tem relação com baixa inteligência ou deficiência mental.

Geralmente é perceptível no início da alfabetização, mas pode ser confundido com desmotivação, problemas de visão ou de audição. Por isso, o diagnóstico deve ser feito por uma equipe formada por psicólogo, psicopedagogo,fonoaudiólogo,oftalmologista e outros profissionais, caso seja necessário. Essa equipe então faz uma avaliação multidisciplinar do problema a fim de verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia.

Como se trata de uma dificuldade de aprendizado, é importante que a dislexia seja diagnosticada o quanto antes, de forma que pais, médicos e professores adotem as medidas necessárias para que a criança não fique desinteressada pela escola.

Por outro lado, um diagnóstico equivocado de dislexia pode ocultar problemas sérios de ordem emocional ou patológica, ou ainda maquiar a baixa qualidade de algumas instituições de ensino no Brasil. Por isso, é importante que a análise seja precisa e o tratamento adequado, ou então uma criança desmotivada pode ser taxada de dislexia apenas para justificar o fracasso da escola, por exemplo.

Fonte: Portal Educação

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