segunda-feira, 25 de maio de 2009

Armazenamento e conservação de alimentos é assunto de pesquisa


Ir ao supermercado para fazer compras é uma atividade que está presente na vida de boa parte dos indivíduos. No entanto, alguns se esquecem da importância da conservação dos alimentos.

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, mostra que nem todo mundo está atento à origem e conservação dos produtos que consome. A maioria das pessoas que foi entrevistada confirmou que não confere etiquetas, data de validade e a aparência da comida que leva para casa.

“Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação e doenças relacionadas ao consumo dos mesmos. Realizando os cuidados necessários por meio da ingestão, preparo e o armazenamento, o indivíduo irá ingerir um alimento de qualidade”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

O autor da pesquisa, William Waissmann, criou um hotsite educativo para crianças e adultos, onde são encontradas dicas sobre compra, preparo e armazenamento de alimentos. O endereço é: www.cuidardosalimentos.fiocruz.br.

Além disso, a ANVISA também disponibiliza uma cartilha que auxilia a população quanto à manipulação e cuidados de higiene dos alimentos por meio do link: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf. A cartilha mostra de forma didática o que pode ser feito para se obter um alimento seguro.

O Portal Educação, instituição que trabalha com educação a distância, disponibiliza cursos de atualização em diversas áreas do conhecimento. A área de nutrição apresenta o Curso de Métodos de Conservação de Alimentos, o qual pode ser útil para profissionais que atuam na área e também para quem deseja saber mais sobre o assunto e não quer cometer erros na hora de lidar com os alimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.portaleducacao.com.br.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

1 comentários:

Tia Rose® disse...

Estou muito feliz pelo 1º aniversário do Ensinando e Aprendendo completado em 25/05.
Devo essa conquista a você que me visita diariamente. Você faz parte dessa história. Todas as coisas contribuíram para o crescimento: os elogios, as críticas, os conselhos, os puxões de orelha, os comentários...
Mas acima de tudo a Deus toda honra e glória.
“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas. Glória, pois a ele eternamente". Romanos 11.36

No sábado, 30/05, a partir das 9h, será servido um delicioso café da manhã a todos os amigos e, neste dia, juntos agradeceremos a Deus todas as bênçãos recebidas no decorrer deste 1 ano.
Muitos beijos docinhos e até sábado

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios