sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estudo indica por que a falta de café causa dores de cabeça



Você é uma daquelas pessoas que sentem dores de cabeça se passam um dia sem tomar um cafezinho? Para ajudar essas pessoas que têm sintomas de abstinência de cafeína, como dores de cabeça, fadiga e dificuldade de concentração, pesquisadores das universidades de Vermont e Johns Hopkins realizaram um estudo avaliando os efeitos da cafeína no cérebro humano.

Os pesquisadores analisaram dois grupos de voluntários, administrando pílulas de cafeína para um deles e placebo para o outro. E os resultados indicaram que o corte do consumo diário de cafeína produz mudanças na velocidade do fluxo sanguíneo no cérebro (visto pelo ultrassom) e na atividade elétrica do cérebro (acompanhada pelo eletroencefalograma). E essas mudanças estariam associadas aos clássicos sintomas da abstinência da cafeína, como dores de cabeça, sonolência e redução do estado de alerta.

Segundo os autores, a abstinência aumentou o fluxo sanguíneo no cérebro, o que poderia provocar as dores de cabeça, e aumentou o ritmo teta no encefalograma – mudança associada à fadiga. E, seguindo esses resultados, os voluntários reportaram aumento nas medidas de “cansaço”, “fadiga”, “lentidão” e “exaustão”, indicando os efeitos da falta do cafezinho.

O estudo também indicou que não haveria benefícios gerais no consumo crônico de cafeína. “Ao contrário do que a maioria de nós, amantes do café, pensaríamos, nosso estudo mostra que não há diferenças entre quando os participantes eram mantidos com placebo crônico e quando os participantes eram estabilizados com a administração de cafeína crônica”, disse a pesquisadora Stacey Sigmon, líder do estudo.

“O que isso significa é que consumir cafeína regularmente parece não produzir nenhum efeito líquido benéfico, baseado nas medidas que examinamos”, concluiu a pesquisadora, destacando que mais estudos são necessários para avaliar os efeitos do consumo e da abstinência do café.


Fonte: Boa Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios