quinta-feira, 7 de maio de 2009

Idioma que vem da Web


tualmente existem cerca de 1,5 milhões de internautas em todo mundo, segundo dados do ano passado, 2008, da União Internacional de Telecomunicações. E cada vez mais, pessoas descobrem esse veículo, que já se tornou o mais importante do planeta.

Seja para estudar, conhecer novas pessoas, conhecer lugares, compartilhar informações, fazer pesquisas e conversar com amigos e familiares, a internet é um excelente recurso.

Várias pessoas têm usado dessa rede para explorar o uso real do inglês, já que a maioria dos sites e programas adota a língua como padrão. Por isso, incluir a rede mundial de computadores no ensino de idiomas é uma proposta bastante oportuna, já que apresenta aos alunos um conhecimento de aplicação imediata.

Blogs, notícias informativas, páginas de receitas e sites com resenhas de cinema, por exemplo, são alternativas para mergulhar nas situações comunicativas "de verdade" que existem na internet.

“Quando o professor opta por uma atividade real de comunicação, ele faz com que a turma entre em contato com textos autênticos, que existem também fora do ambiente da sala de aula. Dessa maneira, fez a produção ter sentido para a garotada” analisa Juliana Daher Sabatin, tutora de Idiomas do Portal Educação.

Porém, a precária infraestrutura das salas de informática nas escolas tem barrado essa forma de aprendizagem. Cabe ao professor buscar alternativas para contornar a situação: se o número de computadores for pequeno, divida a turma em dois grupos. Enquanto um usa os aparelhos, o outro faz atividades em sala de aula, por exemplo, revisando os textos já produzidos.

Vale ainda, que o professor seja apenas uma referência como falante da língua, recorrendo ao português somente em último caso. Para tirar dúvidas ou dar algum esclarecimento, opte pela associação com imagens, ou ainda, procure sinônimos que possam facilitar o entendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios