quinta-feira, 7 de maio de 2009

Margarina é menos prejudicial à saúde do que a manteiga


Margarina ou manteiga? Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher uma das duas para levar para casa. Alguns dizem que a manteiga é menos prejudicial, outros acreditam que é melhor ingerir a margarina. No entanto, hoje já se sabe qual dos dois produtos é o mais saudável.

De acordo com a engenheira de alimentos Natália Gomes, tanto a manteiga quanto a margarina sempre apresentaram desvantagens devido ao fato de serem produtos ricos em gorduras.

A manteiga tem altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas por ser feita a partir da gordura do leite. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas). Porém, essa adição de hidrogênio às duplas ligações dos ácidos graxos insaturados dos óleos vegetais, a uma temperatura bastante elevada, faz com que a gordura insaturada se transforme, parcialmente, em gordura saturada; pois a alta temperatura modifica as moléculas e isso faz com que o óleo vegetal se solidifique, uma vez que em temperatura ambiente ele é líquido.

A engenheira de alimentos explica que a margarina tem suas desvantagens por apresentar gordura trans, mas ressalta que isso já pode ser eliminado nos processos de fabricação por meio da hidrogenação total do óleo vegetal, como foi citado acima.

Por outro lado, a manteiga também tem desvantagem por apresentar colesterol. Sendo assim, a margarina se torna menos prejudicial à saúde, mas só se tiver baixo teor de gorduras trans e gorduras saturadas, o que é encontrado, geralmente, em margarinas mais cremosas. Então, é importante estar atento aos detalhes para consumir aquilo que lhe for menos nocivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios