quarta-feira, 25 de março de 2009

Transtornos Alimentares podem causar consequências trágicas


Adolescentes e jovens, na maioria das vezes meninas, sofrem de transtornos alimentares principalmente porque se sentem impotentes em relação às suas vidas, são afetadas pela baixa autoestima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Compulsão Alimentar, são alguns dos transtornos mais comuns.

A anorexia nervosa é um processo em que as pessoas não ingerem comida, às vezes, consomem valores tão baixos como 300 calorias por dia. Outro mal que afeta as jovens é a bulimia nervosa que se caracteriza por tempos de exaustivo consumo de grandes quantidades de comida para depois vomitar todo o alimento ingerido ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo. Há também o transtorno de compulsão alimentar e excesso compulsivo de alimentação que acontece quando as pessoas comem em exagero, mas não digerem o alimento e ganham peso em excesso e, por último, a ortorexia que é a obsessão por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial ao organismo.

Por isso, é essencial uma boa nutrição, em especial as pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. Uma ótima opção é o processo de terapia nutricional de um nutricionista credenciado, com a ajuda da psicoterapia e também da farmacologia ou formas variadas de medicina alternativa que também auxiliam na recuperação do transtorno.

O ideal é que o indivíduo comece a fazer uma alimentação balanceada, rica em energia, restabelecendo o equilíbrio químico e melhorando todo o funcionamento do organismo. Alimentos integrais, cálcio, carnes magras, legumes, peixe, líquidos e sódio da água também são fundamentais para uma recuperação sadia.

Fonte: Portal Educação

1 comentários:

Ana Carolina Bragança disse...

Adorei o site!!! já coloquei entre os favoritos!! estou montando o meu tb!! beijos beijos

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios