quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estresse no trabalho e problemas financeiros podem acarretar ganho de peso


O ganho de peso muitas vezes não está ligado diretamente aos excessos alimentares. O estresse no trabalho, relações sociais tensas e a preocupação excessiva com dívidas podem contribuir para o aumento de peso, assim afirmam os especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA. “A economia está estressando as pessoas e o estresse tem sido associado a diversas doenças – como doença cardíaca, pressão alta e aumento do risco de câncer”, destacam os autores.

A análise foi feita com mais de 1,3 mil pessoas, e indicou que o estresse relacionado às demandas no trabalho e a dificuldade de pagar as contas estaria associado ao ganho de peso em homens e mulheres. Diferenças entre homens e mulheres também foram observadas: o ganho de peso dos homens estava aliado à falta de autoridade para tomar decisões no trabalho e a ausência de aprendizado e de interesse no serviço; e, nas mulheres, um efeito também das tensões nas relações familiares.

Segundo os especialistas, o ganho de peso introduzido pelo estresse depende também da alimentação e se a pessoa já apresentava sobrepeso ou obesidade. Sendo assim, eles recomendam, como estratégia para combater a obesidade, intervenções que ajudem a reduzir o estresse e a ansiedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios