quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vigorexia


A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas como forma de obter o corpo magro e musculoso. Tal transtorno acomete principalmente homens, mas também pode ocorrer em mulheres.

O abuso de atividades físicas pode acarretar em muitos problemas físicos, como lesões musculares, insônia, desinteresse sexual, irritação, fraqueza, má alimentação, entre outros. Apesar de tais prejuízos orgânicos, os vigoréxicos também podem apresentar outros sinais como: sentimento de inferioridade, desmotivação, depressão e outros.

Considerada como um Transtorno Obsessivo Compulsivo, a vigorexia é vista em homens que mesmo estando com muita massa muscular se vêem fracos, magros e esqueléticos. Buscam eliminar completamente alimentos que contenham gorduras e consomem exageradamente proteínas.

A situação de um vigoréxico pode se agravar se buscar em anabolizantes o aumento da massa corpórea, pois esses podem provocar problemas cardiovasculares, câncer de próstata, diminuição dos testículos, etc.

A vigorexia é bastante comparada com a anorexia, pois ambos os transtornos são estimulados pela busca incessante do corpo perfeito que é pregado constantemente pela mídia e sociedade. Somente as magras e os musculosos aos olhos discriminatórios são “bonitos”. Como cada pessoa possui características físicas próprias e sua personalidade própria, não é relevante a idéia de que magreza e músculos são padrões de beleza. Existem pessoas que gostam das gordinhas e dos magrinhos, o que deveria contribuir para a diminuição da “paranóia”.

Ao identificar um vigoréxico, o psiquiatra ou psicólogo pode aplicar medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.

Fonte: Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios