quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tique ou Toc?


Existem alguns distúrbios que são constantemente confundidos, pois apresentam particularidades e indicam diferentes doenças. Tiques nervosos, por exemplo, são caracterizados por movimentos súbitos, involuntários, que se manifestam por contrações repetitivas e rápidas dos músculos ou vocalizações recorrentes, involuntárias, complexas e rápidas, podendo até se manifestar pelo disparo de palavras obscenas fora do contexto. Felizmente, os tiques e o Toc (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) não afetam as condições físicas da pessoa e o seu raciocínio, porém podem influenciar na auto-estima dos indivíduos levando-os ao isolamento.

Os tiques nervosos são provocados por falhas cerebrais adquiridas de forma hereditária que podem sofrer influência do estado emocional da pessoa. Existem casos em que os tiques passam a ficar mais evidentes e a ocorrer em diferentes partes do corpo, o que é característica da Síndrome de Tourette, a forma mais grave dos tiques nervosos.

Em diferença aos tiques nervosos ocorre o Toc que é um transtorno mental caracterizado por alterações no comportamento, no pensamento e nas emoções de um indivíduo que resulta em obsessões diversas como obsessão por limpeza, dúvidas, repetições de palavras, repetições de cores de roupa, preocupações com o corpo em excesso, contagens em geral e outras.

Ambos os distúrbios podem ser tratados, porém o tratamento para os tiques nervosos são limitados, somente é prescrito um medicamento se houver sofrimento por parte do indivíduo. Para o Toc existem diferentes medicamentos que auxiliam o indivíduo e esses são prescritos de acordo com a necessidade de cada um.

Fonte: Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios