segunda-feira, 30 de março de 2009

Câncer de Mama é o mais temido entre as mulheres


É triste, mas é a realidade, o câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres no Brasil. Este câncer ataca o lado psicológico, principalmente a imagem pessoal e a sexualidade. Porém, o trabalho do psicólogo pode ser essencial nesta etapa da vida, já que a descoberta do câncer de mama e a mastectomia podem trazer modificações em diversos aspectos da vida da mulher e repercussões psicológicas, inclusive mudanças no relacionamento familiar.

Para Karolina Pinto, psicóloga e tutora do Portal Educação, há estudos que indicam que o relacionamento familiar exerce um papel importantíssimo na vida dessas mulheres e funciona como apoio e ajuda para suportarem o diagnóstico e suas consequências. “A mama é um órgão característico da feminilidade e sua mutilação resulta em uma alteração negativa da imagem corporal dessa mulher e também alteração estética e funcional que pode acabar por trazer prejuízo na satisfação sexual”, afirma Karolina.

Não só a psicologia como também a fisioterapia atua na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Para isso, dispõe de diversos recursos para prevenir ou minimizar essas complicações e tem demonstrado ótimos resultados. Tatiana Leme, fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, diz que “conforme a literatura, a eficácia do tratamento fisioterapêutico ultrapassa os limites e traz benefícios também no âmbito psicossocial, influenciando no bem-estar, na autoestima e na qualidade de vida das pacientes”, relata a fisioterapeuta.

A fisioterapia pode atuar utilizando recursos como a cinesioterapia (exercícios), eletrotermoterapia, recursos terapêuticos manuais, drenagem linfática manual, orientação e trabalho postural, hidroterapia entre outros. “Também, nestes casos, faz-se necessária uma avaliação da paciente com câncer de mama”, finaliza Tatiana.

Fonte: Portal Educação

Super Ane na Luta Contra o Câncer de mama :)

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios