segunda-feira, 30 de março de 2009

Lipoaspiração deve caminhar junto à Reeducação Alimentar


Muitos pensam que a cirurgia da lipoaspiração é pra se perder peso, mas não é bem assim que funciona. Pois, não é um método de emagrecimento.

Segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo, “é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal...”. Ou seja, é para a remoção daquelas gorduras que não desaparecem apenas com os exercícios físicos.

No entanto, antes de fazer a lipoaspiração, é necessário que se perca peso. Mas cuidado, é preciso emagrecer com saúde. Dietas como “Dieta da Lua”, “Dieta da Proteína”, “Dieta da Sopa” não são o melhor jeito para atingir os quilos desejados. A melhor opção é a reeducação alimentar.

“Antes de sabermos quantas calorias devemos ingerir para emagrecer, precisamos saber quantas calorias gastamos. Esse gasto calórico varia de acordo com a idade, sexo, atividade física, massa muscular e com o próprio peso corporal. O gasto calórico pode ser calculado por meio de exames como a calorimetria indireta, a bioimpedância corporal e por equações que se aproximam muito do padrão ouro de cálculo, a calorimetria. Uma vez conhecido o gasto calórico do paciente, passamos à prescrição de sua dieta, que o levará à perda de peso”, explica o nutrólogo Thiago Volpi, que também faz parte do corpo clínico do Centro de Medicina Integrada.

Após a lipoaspiração é aconselhável que a pessoa tenha um acompanhamento nutricional para manter o peso que atingiu. Para o nutrólogo, “Nesta etapa, a orientação dada ao paciente deve prever diretrizes que ele possa seguir pelo resto da vida. A variedade de uma dieta é um dos segredos para quem quer manter o peso, pois permite que o paciente tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde. Apesar de alguns alimentos ricos em nutrientes serem muito calóricos, podemos oferecer quantidades diferentes ou até trocá-las por outros menos calóricos e ricos nos mesmos nutrientes"

Além disso, afirma que pessoas que fazem o uso de medicamentos que eliminam a fome para emagrecer (medicamentos anorexígenos), sem orientação médica, dificultam a manutenção do peso. Pois, isso acarreta uma alimentação deficiente que não será mantida por muito tempo.

Pessoas que optam pela lipoaspiração devem ser persistentes na manutenção do peso, é como se fosse uma obrigação. Afinal de contas, manter o peso ideal e comer de forma equilibrada é um jeito de se viver bem.

Fonte: Portal Educação


Cuidando da Saúde ... Super Ane kids :)

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios