segunda-feira, 30 de março de 2009

Feridas e Curativos Merecem Certos Cuidados


Quando alguém se machuca, traumas surgem na superfície da pele, rompendo conexões vasculares e nervosas, surgindo a tão conhecida ferida. As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, essas se diferenciam em feridas contusas e incisas, laceradas e perfurantes; de acordo com o grau de contaminação que pode ser infectada, limpas e contaminadas e de acordo com o comprometimento tecidual, que irá diferenciar a ferida quanto ao tamanho, comprimento, largura, profundidade e formação de túneis.

As feridas também podem ser classificadas em quatro estágios. Segundo a enfermeira e tutora do Portal Educação, Fernanda Machado, o comprometimento tecidual é caracterizado no estágio pelo comprometimento apenas da epiderme, sem perda tecidual. Já no segundo estágio, ocorre a perda tecidual, abrasão ou úlcera, comprometendo a epiderme, derme ou ambas. O terceiro estágio caracteriza-se pela presença de úlcera profunda, com comprometimento total da pele e necrose de tecido subcutâneo. O quarto. e último estágio ocorre quando há lesão óssea ou muscular ou necrose tissular.

Quando falamos em feridas, não podemos deixar de falar dos curativos, parte importante do tratamento. “Para cada tipo de ferida existem curativos diferentes. A escolha destes diversos recursos de tratamento deve seguir alguns pontos fundamentais, como: as características e necessidades da ferida; as condições econômicas de adquirir o produto ou ter acesso a ele, o custo-benefício e contribuir para a cicatrização das feridas”, conclui Fernanda.

Fonte: Portal Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios